sábado, 1 de setembro de 2012

Calosidade Interdigital – “Calo Mole”

A calosidade interdigital, também chamada de “calo mole”, é uma reação da pele entre dois dedos provocada pelo contato contínuo de uma articulação proeminente (região saliente) contra as articulações vizinhas. A falange (osso do dedo) proeminente faz contato com a pele proporcionando uma lesão dolorosa. A lesão se localiza preferencialmente no espaço entre o 4º e 5º dedos dos pés.
 
Em torno de 10% das pessoas com queixas de dores nos pés apresentam como causa básica um calo interdigital.
 
Como o calo interdigital se forma?
 
O calo se origina porque uma proeminência óssea da falange ou da articulação pressiona a pele do dedo vizinho. A descamação de pele é abundante na superfície e por estar localizado entre os dedos, a umidade característica da região provoca um amolecimento da lesão (calo mole). Frequentemente a lesão aparece no outro dedo como uma imagem em espelho.
 
As mulheres são as mais frequentemente acometidas pelo calo interdigital e um dos fatores predisponentes mais freqüentes é a utilização de calçados inapropriados que causam a compressão dos dedos. Embora os calos interdigitais tenham como causa básica a anatomia dos ossos ou articulações, estes podem ser desencadeados pela utilização de calçados com a parte da frente estreita, ou nos sapatos de salto alto.
 
Como é diagnosticado?
 
A queixa mais comum é a dor localizada entre os dedos e o exame físico revela uma lesão com um núcleo escuro rodeado por uma cor arroxeada ou esbranquiçada, podendo provocar até uma ulceração da pele. Durante a palpação do local, que deve ser feita com cuidado, nota-se uma proeminência óssea logo abaixo da pele de uma ou mais falanges.
 
O aspecto da lesão, por ser semelhante a um “pé-de-atleta” (frieira) muitas vezes faz com que o indivíduo não reconheça outra causa para os seus sintomas e demore muito tempo para procurar um médico.
 
A radiografia é um exame complementar fundamental na confirmação do diagnóstico, pois revela a presença da proeminência óssea da falange ou da articulação próximo ao local da calosidade.
 
Quais são as formas de tratamento?
 
O tratamento se inicia com medidas higiênicas através da limpeza diária entre os dedos mantendo a região seca e livre de infecções por fungos ou bactérias. A colocação de espaçadores de silicone, algodão ou feltro entre os dedos pode diminuir a dor ou o desconforto, mas não resolverá o problema de forma definitiva.
 
O tratamento preferencial dos calos moles interdigitais é o cirúrgico e baseia-se na remoção das proeminências ósseas que estejam provocando áreas de pressão elevadas na pele e causando o calo.