segunda-feira, 18 de junho de 2012

Importância da Hidratação nos Pés


A pele dos pés é 5 vezes mais grossa que noutras zonas do corpo. Por essa razão, precisa de produtos especializados contendo uma maior concentração de componentes hidratantes.
O conteúdo aquoso confere elasticidade e suavidade à epiderme. Se houver redução no seu conteúdo de lípidos e de Fatores Naturais de Hidratação (FNH), produz-se uma perda de água.
Esta perda de água pode ser causada por fatores externos (temperatura, tipo de calçado...) ou fisiológicos (diabetes, stress...). Como resultado, a pele fica ressecada, áspera e dura e mais vulnerável às infecções.
Para evitar esta desidratação é importante manter os FNH. A ureia é FNH mais importante.
As calosidades: desidratação localizada provocada por uma pressão excessiva
As calosidades são fragmentos de pele dura e grossa de cor amarelada que produzem dor e sensação de queimadura. Aparecem geralmente na planta do pé e nas rebordas do calcanhar. A causa deste problema é a pressão sobre um ponto concreto do pé ao andar.
Cuidados em 3 passos para uns pés impecáveis
1. Esfoliar
Uma higiene adequada e uma esfoliação regular, deixará a sua pele suave e pronta para que os produtos hidratantes atuem melhor nos seus pés.
  • utilize uma lima ou um creme esfoliante para pés duas vezes por semana.
  •  mergulhe os pés em água salgada ou água com gel.
  •  seque-os com uma toalha suave, certificando-se de que não fiquem restos de sabonete entre os dedos.
2. Hidratar
A principal causa da desidratação é a perda de água provocada por fatores externos (temperatura, tipo de calçado...) ou fisiológicas (stresse...). O resultado da desidratação, pode ser o aparecimento de asperezas, secura e unhas amarelas.
Aplique um creme hidratante para a pele seca do pé depois de cada banho, insistindo nas zonas duras e rugosas ( logo que se tenham secado bem os pés).
  • Em caso de secura extrema, (calosidades, calcanhares gretados, etc.) utilize um creme específico com uma alta concentração de Ureia.
  • Não exagere no uso de acetona nas unhas dos pés.
  • 3. Manter
Quando falamos de saúde e estética dos pés, é tão importante tratar como manter.

Prevenir problemas futuros é possível com hábitos correctos.
Corte as unhas  seguindo a sua forma natural. Não cortar muito rente à pele, nem puxar um espigão.
  • Utilize calçado com um bom amortecimento, que se ajuste ao pé sem apertá-lo em demasia e cujos saltos não ultrapassem os três centímetros.
    Evite utilizar o mesmo calçado vários dias seguidos.
  • É necessário arejar os sapatos e escolher meias de fibras naturais (algodão) para prevenir o mau odor.