sábado, 4 de fevereiro de 2012

Volte às aulas fazendo trocas inteligentes na cantina

O sobrepeso e a obesidade infanto-juvenil vêm crescendo mundialmente, atingindo todas as classes sociais e com sérias repercussões para a saúde da criança e do adolescente. Nesse contexto, a escola e a família têm papel fundamental no desenvolvimento de ações de melhoria das condições de saúde e do estado nutricional desta população. Na tentativa de auxiliar pais e educadores segue, abaixo, algumas sugestões de trocas mais saudáveis para os lanches.

1) Refrigerante por água de coco ou suco natural

Os refrigerantes, mesmo sendo diet ou light, podem apresentar alto teor de sódio, pH ácido, além de serem ricos em conservantes. Ou seja, mesmo os lights, diets, ou até mesmo os “zero”, não trazem benefícios à saúde, ao contrário da água de coco ou dos sucos naturais, que apresentam vitaminas e minerais e auxiliam na hidratação do organismo. Independente do valor calórico, esta é uma troca bastante saudável, principalmente se considerarmos que o baixo consumo de frutas por esta população (o mínimo recomendável é de 3 porções/dia).

2) Salgados fritos por salgados integrais e assados

Além de reduzir o teor de gorduras totais e de calorias, devido à troca de frito por assado, o salgado feito com farinha integral possui maior teor de fibras alimentares, que melhoram o trânsito intestinal, auxiliam na prevenção do diabetes, auxiliam na melhora dos níveis de colesterol total e suas frações e promovem maior sensação de saciedade.

3) Sorvetes em massa por picolés de fruta ou “sorbet” (sorvetes em massa sem gordura vegetal hidrogenada e / ou gordura animal)

Os sorvetes normalmente possuem elevado teor de gorduras totais, gorduras saturadas e/ou gorduras TRANS, que são responsáveis pela elevação do colesterol endógeno e da fração mais prejudicial ao organismo, o LDL colesterol (mais prejudicial a saúde quanto maior for sua concentração no sangue), além de reduzir a fração HDL colesterol (mais prejudicial a saúde quanto menor sua concentração sanguínea). Além disso, os picolés de fruta possuem menor valor calórico!

4) Cheeseburguer por sanduíche de frango com salada; ou sanduíche de peito de peru; ou de atum com salada

A troca da carne bovina e do queijo mussarela pelo filé de peito de frango, peito de peru, ou atum, reduz consideravelmente o teor de gorduras totais, saturadas e TRANS. Conforme discutidos anteriormente, estas são bastante deletérias ao organismo por acarretarem na elevação do colesterol endógeno e do LDL colesterol. Além disso, a inclusão da salada proporciona um aumento no teor de fibras, contribuindo para o funcionamento intestinal e para a promoção da saciedade.

5) Salgadinhos por biscoitos, cookies integrais ou frutas secas

Esta troca, além de reduzir consideravelmente o teor de sódio, reduz o consumo de gorduras totais e gorduras saturadas. Além disso, os cookies ou biscoitos integrais e as frutas secas possuem maior teor de fibras.

Os itens em destaque nas tabelas acima indicam as alterações de composição nutricional mais relevantes obtidas a partir das substituições propostas.