sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Veja como surgiu o TROTE

  Conjunto de atividades (programadas ou espontâneas) organizado pelos “veteranos” para recepcionar os “calouros” que começam a freqüentar um curso superior ou até mesmo técnico, o trote tem uma história secular. A maioria dos estudiosos do tema concorda que os trotes têm origem na Europa da Idade Média, quando o conceito das universidades começou a ganhar dimensão.

O Brasil, os trotes apareceram bem mais tarde em relação aos países europeus. Essas brincadeiras -na maioria das vezes divertidas e educativas- tiveram os seus primeiros registros após a chegada da Família Real, em 1808, época em que surgiram as universidades no país. Mesmo assim, sem tradição, nos primeiros anos, os estudantes brasileiros seguiam o exemplo europeu, copiando principalmente os trotes utilizados na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Na Europa da Idade Média, uma cena era comum: os “veteranos” não se misturavam com os “calouros” e, quase sempre, as aulas eram realizadas em locais diferentes. Além da separação, os “calouros” tinham as cabeças raspadas por questões higiênicas.

Palavra usada para designar a andadura dos eqüídeos, o trote significa que os estudantes que ingressam nas universidades precisam “aprender” com os mais antigos a “trotar”, ou seja, caminhar em direção a um novo universo.