sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como é feito o trote

Organizado pelos estudantes mais antigos, os trotes normalmente são realizados nos primeiros dias de aula. No Brasil, a tradição mostra que os “veteranos” de um determinado curso ou área organizam as brincadeiras, que podem ser educativas (na maioria das vezes) ou violentas (com algumas resultando até em morte).

Calouros da USP fazem pedágio estudantil como trote - Foto de Eduardo Nicolau/AE

trote usp
Os trotes são normalmente realizados dentr­o das universidades ou em locais freqüentados por estudantes, como repúblicas (moradias coletivas de alunos oriundos de outras cidades), moradias universitárias, casas universitárias (residências mantidas por instituições financeiras), bibliotecas, parques e praças.

O trote começa geralmente quando um grupo de “veteranos” visita as salas de aula freqüentadas por “calouros”. Normalmente, não há aula na primeira semana do ano letivo – o novo grupo de estudantes participa de palestras, visita as instalações da universidade e organiza festas para promover a integração entre os colegas. Dentro deste contexto, os alunos mais antigos aproveitam o tempo livre para recepcionar os “calouros”.

Nos meses de fevereiro e agosto, é comum encontrar grupos de calouro pintados nos semáforos próximos das universidades. Eles pedem aos motoristas uma ajuda para o trote. A prática é conhecida como pedágio estudantil, e o dinheiro arrecadado geralmente é usado em festas de confraternização nos bares e centros acadêmicos.