quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dúvidas sobre sexo - Conversando com os pais sobre sexo

Algumas são baseadas em curiosidades, outras em medo e a maioria em pura antecipação.
 
E se você, adolescente, conhece alguém da sua idade que acredita ter todas as respostas, ele provavelmente está mentindo. Na verdade, muitos adultos também têm dúvidas sobre o assunto.

Então, onde encontrar as respostas? Você pode começar conversando com os seus pais. Eles podem não saber tudo, mas com certeza saberão te indicar um caminho.

1210044 40426924 1 300x200 Conversando com os pais sobre sexoVocê pode estar com dúvidas sobre a sua primeira vez e como lidar com os sentimentos que envolvem esta questão.

Existem, sim, vários aspectos que devem ser considerados antes de tomar esta atitude. Você precisa analisar suas questões morais, se é isso realmente que quer.

Mesmo que seus pais a princípio reajam de forma negativa com relação à sua decisão, lembre-se que isso é normal, eles apenas querem o melhor para você.

No final das contas, se você está pensando neste assunto é porque tem idade suficiente para arcar com as consequências da sua decisão.

Repare que talvez os valores morais de seus pais sejam um pouco mais restritivos ou rigorosos que os seus. Questioná-los é um sinal de amadurecimento, porém não deixe de levar em consideração as razões apresentadas por eles sobre o assunto. Não é porque você não concorda com a opinião deles que eles estão errados e você pode se surpreender.

Apenas conte a seus pais que você quer conversar com eles sobre sexo ou tente puxar o assunto desta forma:

• Nós iremos falar sobre sexo na escola este ano, mas eu não sei muito sobre o assunto;

• A professora falou sobre sexo hoje com a classe. Eu aprendi algumas coisas interessantes;

• Ouvi alguns amigos falando sobre sexo hoje. Eles disseram (aqui é o momento de expor sua
dúvida), isso é verdade?

E veja que rumo a conversa irá tomar. Pode ser que seus pais se sintam à vontade para esclarecer suas dúvidas. Para garantir, espere o momento certo, uma hora em que estejam todos reunidos e sem prazos, como na hora de sair para ir ao trabalho.
-
Fonte: Talking to Parents about Sex. 2011 da Sexuality and U. Traduzido e reproduzido com permissão. A Sexuality and U não é responsável pela exatidão desta tradução.