segunda-feira, 13 de junho de 2011

Anatomia abdominal

Os sistemas digestório, urinário e reprodutor

Por Maria Aparecida de Almeida Lico - Pedagogia & Comunicação

Desde pequeno você sabe que o corpo humano se divide em cabeça, pescoço, tronco e membros. Pois bem, agora vamos ampliar essa conceituação. O tronco é formado pelo tórax e o abdome, que são separados por um músculo chamado diafragma.

Algum dia, por acaso, você já teve a curiosidade de contar quantos órgãos se localizam em nosso abdome? É nele que se localiza a maioria de nossos órgãos.

O corpo humano, na verdade, se assemelha a um quebra-cabeça no qual os órgãos são peças se encaixam perfeitamente. Há entre eles uma camada de gordura ou apenas uma membrana, que demarca os limites de cada um. No abdome esse encaixe se faz particularmente necessário, devido à grande quantidade de órgãos existentes.

<><><><><>
reprodução

O sistema digestório

O sistema digestório está quase todo nessa região do corpo humano (à exceção da boca e do esôfago, que fica no tórax. No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma. No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos.

A primeira parte do intestino delgado chama-se duodeno e tem a forma de uma alça, onde se encaixa o pâncreas. Por ser muito longo, o intestino delgado, além do duodeno, recebe outros nomes para suas outras partes, de modo a facilitar a localização de eventuais problemas: sua porção mediana chama-se jejuno e, depois dela, vem o íleo, que é a ultima parte e já se comunica com o intestino grosso.

Este contorna o intestino delgado como se fosse uma moldura e, na sua porção final, recebe o nome de reto. A abertura que possibilita a comunicação com o meio externo, ou seja, a excreção, é o ânus.

Rins, bexiga e uretra

O sistema urinário também está todo no abdômen. Se você colocar uma das mãos na barriga e a outra nas costas, na mesma direção, na linha da cintura, poderá sentir ou perceber melhor a região que estamos descrevendo.

No dorso, próximos à coluna vertebral, ficam os rins. De cada rim (eles são dois) parte um canal que leva a urina à bexiga urinária, que a armazena. A eliminação da urina se dá pelo canal da uretra. No homem, a uretra percorre o pênis e é também o canal de eliminação do esperma. Na mulher, esse canal é exclusivo do sistema urinário.

Os órgãos reprodutores

Situam-se na pelve (bacia) os orgãos do sistema genital (reprodutor), isto é, na região inferior do abdome. Esse sistema se compõe dos ovários, das tubas uterinas e do útero. O útero localiza-se logo acima da bexiga urinária e, durante a gestação, vai aumentando de tamanho e diminuindo o espaço disponível para a bexiga. Por isso, durante a gravidez, a capacidade de armazenamento de urina diminui muito.

Já os órgãos do sistema genital masculino que estão no abdome são apenas os canais deferentes, a vesícula seminal e a próstata. Trata-se de órgãos pequenos que não necessitam de muito espaço.

Homens e mulheres têm ainda na região abdominal, uma parte da coluna vertebral - as regiões lombar, sacral e coccígea - e a pelve, que é mais larga nas mulheres, o que é considerado uma adaptação para o parto.