quinta-feira, 19 de maio de 2011

Visita com os alunos do E. Fundamental II (7ª séries) da E.E. "Julio Mesquita" ao Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”.

O Observatório Municipal de Campinas, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, foi inaugurado em 15 de janeiro de 1977, sendo o primeiro no gênero a ser implantado no País.
Além das atividades de pesquisa e observacional inerentes a um observatório astronômico, desenvolve ações voltadas para o processo de divulgação com o público em geral e educativa, atendendo estudantes de todos os níveis.

O Observatório possui mobiliários e instrumental do poder público. No que diz respeito ao instrumental, seu maior telescópio e o primeiro a ser instalado no Observatório, é o telescópio americano refletor de 600mm de abertura Marca Group 137, modelo Cassegrain.
Um telescópio Newtoniano Mead de 250mm acervo de doação astronômico Alfredo Leal Viera da Costa: uma luneta inglesa, objetiva de 70mm de abertura, marca Troughton & Simms, com uma caixa com oculares e acessórios; uma luneta alemã, marca Carl Zeiss, objetiva de 110mm abertura, com tripé de campanha dobrável com movimentos lentos horizontal e vertical, com diversas oculares e acessórios.
Foto do Processo 004_04
A par disto cabe mencionar dois grandes instrumentos do Governo Federal sob nossa responsabilidade para uso: um Astrógrafo Carl Zeiss, 400/2000mm, o maior do país e o telescópio refletor Carl Zeiss de 500 mm de abertura, modelo Cassegrain.
Exemplares de livros, revistas e boletins astronômicos. Recortes de jornais e fotografias (nada catalogado) da história e memória do observatório.