quarta-feira, 23 de março de 2011

Narguilés: usuários inalam até três vezes mais monóxido de carbono que os fumantes de cigarro

850284 sxc Narguilés: usuários inalam até três vezes mais monóxido de carbono que os fumantes de cigarroFumar tabaco usando narguilés expõe os usuários ao mesmo nível de substâncias tóxicas – como o monóxido de carbono e nicotina – que os cigarros comuns, o que pode levar também ao desenvolvimento do vício em nicotina e problemas coronarianos, diz um estudo feito pela Universidade Livre da Virgínia, EUA, e publicado no periódico American Journal of Preventive Medicine.

Na última década, fumar narguilés (também chamados hookah ou shisha) ganhou espaço entre os indivíduos com idades dos 18 aos 24 anos, de acordo com o estudo. Entre esses usuários há uma crença de que o processo usado para fumar o tabaco através desses dispositivos é mais saudável e causa menos efeitos adversos.

“Os resultados são importantes porque propõem evidências concretas e científicas que contradizem o mito popular de que narguilés promovem algo próximo do ‘fumo saudável’, ao contrário dos cigarros”, diz Thomas Eissenberg, líder do grupo de estudos.

“Esperamos que os resultados sejam usados por médicos e pessoas envolvidas na promoção da saúde para informar os fumantes desse tipo de dispositivo sobre o risco do vício em nicotina e das doenças causadas por isso”, continua o pesquisador.

O estudo comparou os resultados com outras pesquisas sobre cigarro, todas feitas em condições laboratoriais. Os dados colhidos por Eissenberg e por Alan Shihadeh, da Universidade de Beirute, no Líbano, vieram do acompanhamento de fumantes com idades entre 18 e 50 anos. Esses participantes foram avaliados após uma sessão de 45 minutos fumando narguilés e depois uma única sessão onde eles fumavam um único cigarro. Os níveis de nicotina e de monóxido de carbono no sangue desses indivíduos eram medidos ao final de cada sessão.

Em média, os níveis de monóxido de carbono nos glóbulos vermelhos do sangue (ou COHb) desses fumantes eram três vezes maiores após a sessão com o narguilé do que quando eles fumavam apenas cigarros. A inalação de fumaça através dos narguilés também se mostrou 48 vezes maior. Os picos de nicotina, entretanto, não apresentavam grandes discrepâncias.

Em outro estudo similar, Shihadeh já havia demonstrado que os componentes do tabaco que causam câncer e outras doenças também eram inalados com a fumaça do narguilé. Agora, os dois pesquisadores querem saber que outras substâncias contidas na fumaça do narguilé – e que não estariam na fumaça do cigarro comum – também podem ser prejudiciais ao organismo.
-
com informações da Virginia Commonwealth University
-