sexta-feira, 11 de março de 2011

Felicidade e pensamento positivo podem levar ao sucesso

DSC 2116 Felicidade e pensamento positivo podem levar ao sucessoEstar satisfeito pessoal e profissionalmente pode não só trazer felicidade como também levar ao sucesso. Isso porque pessoas felizes estão predispostas a buscar e realizar novos objetivos na vida e isso reforça as emoções positivas. Este é o resultado de um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia, de autoria de Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia.

A pesquisa, que envolveu mais de 275 mil pessoas, aponta que pessoas felizes são, emgeral, mais bem-sucedidas em vários aspectos de sua vida e que essa felicidade é uma consequência dessas emoções positivas e não o contrário. Segundo a autora, pessoas felizes têm mais chances de buscar condições melhores “e isso pode ser porque o bom humor leva as pessoas a terem mais ânimo e serem mais ativas, focando sempre novas metas”, explica. “Quando as pessoas se sentem felizes, também se sentem confiantes, otimistas. Em alguns casos, a felicidade torna as pessoas mais sociáveis e então elas podem se beneficiar disso”.

Para chegar aos resultados, os autores escolheram três tipos diferentes de evidências que visaram a reforçar a autoconfiança dos participantes e estabelecer relações de causa e efeito entre felicidade, afeto positivo e sucesso. Nos três casos, a conclusão sugere que a felicidade leva a comportamentos que geram mais sucesso no trabalho, nos relacionamentos e na saúde, e esse resultado está relacionado em parte ao pensamento positivo.

Também ficou comprovado que sentir-se bem está associado a percepções positivas de si mesmo e dos outros, sociabilidade, criatividade, comportamento pró-social, um sistema imunológico forte e eficaz e habilidades de enfrentamento. Os autores observam também, que as pessoas felizes são capazes de sentir tristeza e emoções negativas em resposta a eventos negativos, “o que é saudável e adequado”, afirma Lyubomirsky.

Grande parte das pesquisas anteriores sobre a felicidade pressupunha que ela e rao resultado de realizações de sucesso. “Nós descobrimos que nem sempre isso é verdade. Outros aspectos, como a inteligência, a família, experiência e aptidão física também podem desempenhar um papel no sucesso das pessoas”, explica a autora.  “Nossa análise indica que a felicidade, em muitos casos, conduz a resultados satisfatórios, em vez de simplesmente mantê-los”, finaliza Lyubomirsky.
-
Créditos: este material aparece originalmente em inglês como Review of Research Challenges Assumption that Success Makes People Happy: Happiness May Lead to Success via Positive Emotions. Copyright © 2010 da American Psychological Association (APA). Traduzido e reproduzido com permissão. A APA não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da APA.