2) Conhecer os diferentes processos de produção de energia;
3) Discriminar tipos de alimentos necessários para a vida.
4) Reconhecer características de cada grupo de alimentos: gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
Comentários
O tema alimentação está presente em todas as etapas da formação escolar e é parte essencial na formação de hábitos e atitudes saudáveis. Abrange as áreas de ciências, saúde e educação física. Conforme a faixa etária que será atendida, pode-se relacionar o assunto com diversos outros temas de interesse do pré-adolescente e do adolescente, como padrões de beleza, distúrbios alimentares, hábitos de consumo e perfil nutricional da população brasileira.
Material
Os textos Alimentação (1): O que os alimentos fazem pelo nosso organismo e Alimentação (2): O papel dos minerais e das vitaminas, do site Educação, podem servir de base para o trabalho em classe.
Estratégias
1) Atividade motivadora (opcional): medir a temperatura corporal dos alunos;
2) Conversar sobre os alimentos e sobre a importância da alimentação para a saúde;
3) Solicitar a leitura dos textos Alimentação (1) e Alimentação (2);
4) Uma vez lidos os textos, divide-se a classe em duplas de alunos.
Cada dupla deve criar dez perguntas relativas ao texto.
A dupla também deverá fornecer as respostas corretas às perguntas.
Por exemplo:
Como nosso organismo se mantém aquecido? Resposta prevista: Produzindo energia térmica.
Como produzimos energia térmica? Por meio da alimentação.
5) Cada dupla troca sua lista de perguntas e repostas com outra dupla de colegas, para ser corrigida.
Avaliação
Pode ser feita pela apresentação oral e por uma apresentação escrita da atividade.
Serão avaliados aspectos como: abrangência em relação aos temas, relevância das perguntas e nível de acerto e adequação das respostas.