sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A História de Papai Noel

Quando Virginia O’Hanlon, uma menina de 8 anos de Nova York, mandou uma carta endereçada ao jornal The Sun em 1897, ela fez uma pergunta muito simples: “por favor me digam a verdade; o Papai Noel existe?”. Seu pai sugeriu que ela mandasse uma carta para o jornal, pois seus amiguinhos haviam dito que o Papai Noel não existia.


No que deve ter sido uma surpresa para ela, a pergunta foi respondida com muita franqueza. O escritor do artigo, Francis Pharcellus Church, criticou os amiguinhos de Virginia e a era de ceticismo em que viviam e deu sua resposta sincera: “sim, Virginia, o Papai Noel existe”.

Não esqueça de escrever sua carta com os pedidos pro Papai Noel.
© iStockphoto.com /YanLev
Não esqueça de escrever sua carta com os pedidos pro Papai Noel.

Hoje, crianças do mundo inteiro ainda fazem a mesma pergunta de Virginia. Então quem exatamente é esse tal de Papai Noel, e por que ele causa tanto ceticismo entre meninos e meninas? Ele é algum tipo de figura mágica? Como uma pessoa pode causar tanta excitação, dúvida e até mesmo preocupação?


Esse tal de Papai Noel parece fazer bastante segredo sobre suas operações. Ao lado da Mamãe Noel, duendes e uma certa rena com um nariz vermelho brilhante, o Papai Noel é conhecido por morar no Polo Norte, uma façanha impressionante já que lá a temperatura quase nunca fica acima do congelante.


Como o Polo Norte não é o lugar mais hospitaleiro para as pessoas visitarem, seria difícil para a maioria das pessoas agüentar o clima cruel e terreno complicado apenas para ver o Papai Noel.

Pode ser que ninguém nunca saiba exatamente como bom velhinho trabalha, mas nós do ComoTudoFunciona temos o que pensamos ser as explicações mais lógicas para como ele realiza tudo o que faz: ciência e tecnologia.


Desobediente ou comportado?


O Papai Noel é uma das figuras mais populares e reconhecíveis da Terra. Ele já foi representado em dezenas de programas de
Natal, do filme de 1947 “Milagre na Rua 34” até o especial de TV “Rodolfo, a Rena do Nariz Vermelho”, e filmes mais novos como “Um Duende em Nova York”, de 2003. Muitos países têm nomes diferentes para ele – Santa Claus nos Estados Unidos, Father Christmas no Reino Unido, Père Noël na França, Babbo Natale na Itália e Sinterklaas na Holanda, onde ele é associado às comemorações do Dia de São Nicolau, em 6 de dezembro.
Se você se comportar durante o ano, o Papai Noel vai deixar seus presentes embaixo da árvore.
© iStockphoto.com /Quavondo

Se você se comportar durante o ano, o Papai Noel vai deixar seus presentes embaixo da árvore.



Você pode chamá-lo de São Nicolau ou Papai Noel, mas o homem representa a mesma coisa para quase todo mundo que celebra o Natal e a temporada de festas – ele é conhecido como uma alma benevolente, doador de presentes e um promotor do espírito de Natal.


De acordo com o
folclore do Natal, a maior preocupação do Papai Noel é fazer brinquedos e distribuí-los de maneira pontual e organizada para crianças de todo o mundo. Isso rendeu a ele um bom número de seguidores. Afinal, crianças gostam de brinquedos, e o Papai Noel dá brinquedos de graça – portanto, as crianças gostam do Papai Noel.


Ele não apenas distribui brinquedos, mas o faz com estilo também. Ele pilota seu próprio trenó guiado por um grupo de renas, mas não é um trenó qualquer – esse voa, e diz a lenda que ele pode rodar o mundo inteiro em apenas uma noite. Alguns também dizem que o velho Noel não apenas passa pela sua casa e deixa presentes na porta – ele aterrissa no seu telhado, desce pela chaminé e deixa presentes nas suas meias e ao redor da
árvore de Natal.


Mas de onde ele tira todos esses presentes? Certamente ninguém conseguiria comprar ou fazer todas essas mercadorias sozinho. É aí que entram os duendes. É possível que esses pequenos trabalhadores possuam energia e motivação que não se igualam nem aos menores nanorobôs, então o Noel nunca precisaria se preocupar muito em ficar com a produção atrasada.


No entanto, há uma pegadinha em toda essa boa vontade do Papai Noel. Como a maioria sabe, apenas as crianças que se comportaram durante o ano ganham presentes do bom velhinho. Uma grande parte do trabalho dele é vigiar o seu comportamento o ano todo – se você se comportou bem, há uma grande chance de ganhar o que você pediu de Natal. No entanto, se o comportamento foi menos do que satisfatório, você pode ganhar no máximo um punhado de carvão embaixo da sua árvore. Como o Papai Noel faz isso?


Aparência e equipamentos

Na noite de Natal, o Papai Noel é sempre o último a chegar – logo à meia-noite, quando você já está dormindo. Essa é a sua única aparição durante todo o ano, já que ele estaria incrivelmente ocupado organizando listas de desejos e fiscalizado a produção dos duendes.

O que o Papai Noel ouve?

Aqui está o que imaginamos que ele ouça enquanto cruza o céu:

"Santa Baby" - Eartha Kitt
"Santa Claus Is Coming to Town" - Bruce Springsteen
"Have Yourself a Merry Little Christmas" - Judy Garland
"Sleigh Ride" - Ella Fitzgerald
"Skating" - Vince Guaraldi Trio
"Deck the Halls" - John Denver e Os Muppets
"Little Saint Nick" - The Beach Boys
"The Christmas Song (Chestnuts Roasting on an Open Fire)" - Nat King Cole
"Get Behind Me, Santa!" - Sufjan Stevens
"White Christmas" - Bing Crosby
"Baby It's Cold Outside" - Ella Fitzgerald e Louis Jordan
"Christmas Time Is Here" - Vince Guaraldi Trio



Seja representado em filmes ou animações, Hollywood tem uma imagem bem certa do Papai Noel – ele é um homem velho grande e gordo, com
cabelos e barbas bem brancos, e na maioria das vezes está usando sua característica roupa vermelha com um gorro acompanhando. Suas bochechas quase sempre têm uma coloração rosada, e não é porque ele anda bebendo muito.

Como mencionamos antes, o clima é bem frio no Polo Norte, então sua pele fica sensível muito facilmente.


Nossa melhor aposta é que o Papai Noel use muitos equipamentos para entregar os presentes:

  • O trenó – além de ser equipado com renas que voam, o trenó do Papai Noel deve ser uma máquina voadora com uma performance mais rápida e eficiente que qualquer espaçonave usada atualmente pela NASA. O veículo precisaria ser equipado com uma Unidade de Propulsão de Antimatéria especial, que permite que o Papai Noel passe de um telhado para o outro em menos de 24 horas e volte ao Polo Norte em tempo de tirar uma soneca e comer sua ceia de Natal. Para permitir o máximo de conforto durante sua viagem, o trenó do Papai Noel provavelmente também é equipado com um iPod e uma máquina que faz chocolate quente.
O trenó do Papai Noel deve ser muito moderno para dar a volta ao mundo em uma noite.
© iStockphoto.com /Emanuelle Bluet
O trenó do Papai Noel deve ser muito moderno para dar a volta ao mundo em uma noite.
  • A roupa – a roupa vermelha tradicional do Papai Noel provavelmente é mais complexa do que aparenta. Primeiro, precisaria ser de algum material protetor e livre de chumbo, para poder bloquear a radiação do motor do trenó – foguetes antimatéria produzem uma radiação gama perigosa, então é importante que o Papai Noel mantenha-se seguro lá no céu. Segundo, a troupa também precisaria ser costurada com nanotubos de carbono, para permitir que ela encolhesse caso o Papai Noel mude de tamanho.
  • O cinto - para subir e descer de chaminés, o Papai Noel precisaria de um pouco de apoio. Nós deduzimos que ele tenha participado de aulas de escalada, e seu cinto viria com todos os ganchos, presilhas, sinos e apitos para que ele entre e saia da sua sala antes que você tenha a chance de avistá-lo.


Shopping e cartas


Se você estiver passeando pelo shopping em dezembro, pode notar o Papai Noel no meio do salão. Provavelmente vai ter uma fila enorme de crianças esperando por uma chance de falar com o velhinho e dizer a ele o que eles realmente querem de presente de
Natal. Você pode sorrir e acenar, e o Papai Noel vai sorrir e acenar de volta, com sua risada característica “ho, ho, ho!” e você vai continuar passeando.


Um pouco depois, você pode passear pelo seu shopping local, aquele do outro lado da rua. Passando de loja em loja, você pode ver outro Papai Noel, um pouco diferente do primeiro que você acabou de ver. Como isso pode acontecer? O shopping é algum tipo de portal entre universos paralelos? Um deles é o Papai Noel de verdade e o outro é falso? Ou os dois são impostores?
Os papais noéis do shopping ajudam a contabilizar os presentes que você quer de Natal.
© iStockphoto.com /Abejon Photography

Os papais noéis do shopping ajudam a contabilizar os presentes que você quer de Natal.


Primeiro: aqueles velhinhos provavelmente não se consideram “falsos”, e podem não gostar da palavra “impostor”. No máximo, podem chamá-los de “mensageiros”. Como os duendes, nós acreditamos que a explicação mais lógica é que eles sejam uma extensão da Aliança dos Ajudantes de Papai Noel, ou os papais noéis de shopping.


Eles são pessoas como eu e você, mas devem cumprir algumas especificações para continuar seus deveres de Natal. Eles devem ter o mesmo tipo físico que o Papai Noel, ter entre 50 e 60 anos, e usar uma
barba apresentável. Os papais noéis de shopping também devem se formar em uma Escola Noel especial, onde eles aprendem a rir como o Papai Noel, comer como ele e manter uma barba branca igual à dele [fonte: LA Times]. Será que o próprio Papai Noel escreveu o currículo?


O trabalho de um Papai Noel de shopping é simples – ele deve perguntar para as crianças o que elas querem de Natal, saber se elas se comportaram durante o ano, e então mandar um
e-mail detalhado para o Papai Noel. O trabalho deles conta com 33% de todos os pedidos de presentes, fazendo com que eles sejam uma parte importante da equipe do Noel – os outros 67% dos pedidos de Natal são enviados diretamente para o Polo Norte por carta, claro. Quase 100 mil cartas chegam todos os anos no endereço do Papai Noel no Polo Norte.


Por que o Papai Noel precisaria de uma aliança de papais noéis de shopping?

Mesmo que ele consiga percorrer o mundo inteiro em uma noite, ele não poderia estar em vários lugares ao mesmo tempo. Nós teremos que supor que ele não está muito avançado ainda em termos de tecnologia. Por enquanto, ele precisa se virar com uma maneira complexa porém eficiente de coletar informações de pedidos de Natal.