quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Livre-se dos remédios - Faça a Acupuntura Auricular.


A Acupuntura Auricular é uma técnica de tratamento, que consiste no estímulo de pontos determinados da orelha externa (acus = agulha e punctura = punção), através da inserção de agulhas ou da estimulação eletrônica desses pontos. Essa técnica, há alguns anos, provocou uma revolução no sistema de saúde chinês, permitindo não só a eliminação de inúmeras doenças endêmicas, como também o estabelecimento de um sistema de prevenção eficaz.

Apesar da utilização de agulhas ser a mais comum, a estimulação eletrônica, por ser um método que pode ser utilizado pelo paciente em sua própria casa, vem obtendo excelentes resultados, substituindo muitas vezes a utilização das agulhas. Como não perfura a orelha não oferece risco de contaminação como no caso da utilização de agulhas não esterilizadas corretamente.


Diferentemente da acupuntura clássica, a Acupuntura Auricular não exige conhecimentos e formação muito especiais a respeito do diagnóstico e da distribuição da energia vital para saber como regulá-la. A orelha humana, ricamente dotada de nervos e vasos sangüíneos, possui uma analogia com o feto humano. Apresenta relação neurológica com os pares cranianos, fazendo o arco reflexo. Cerca de 200 pontos energéticos, correspondentes aos meridianos acupunturais e aos órgãos internos do corpo, podem ser localizados na orelha.


Seus pontos acupunturais correspondem a níveis energéticos e a nódulos nervosos que, uma vez estimulados, permitem a regularização e o reequilibro dos órgãos ou funções alteradas.

O Doctor Needle é um aparelho que identifica quais são os pontos acupunturais que necessitam ser estimulados. Após esse diagnóstico, o aparelho estimula tais pontos através de uma diferença de potencial. Isso é verificado na pele da orelha em torno do ponto que apresenta uma baixa energia. As sessões de Eletro Auriculoacupuntura são bem menores que as de acupuntura tradicional e seus efeitos costumam ser imediatos.


Os médicos orientais sempre viram na orelha uma espécie de "antena cósmica", capaz de captar a energia sutil, canalizando-a para o interior dos meridianos. Não é sem razão, que a orelha tem uma forma espiralóide, funcionando como uma área de diagnóstico. Um único ponto da orelha serve para muitos tratamentos, a posição do ponto, contudo, pode variar de pessoa para pessoa devido às diferenças anatômicas.

O tratamento através da Acupuntura Auricular visa a normalização dos órgãos doentes, seja por estimulação ou pelo simples fato de equilibrar os pontos reflexos, alcançando-se assim ótimos resultados.

A Acupuntura Auricular, através do estímulo dos pontos, mantém o equilíbrio energético do corpo, estimula a produção de substâncias que possuem ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), propiciando dessa forma, como resultado final a normalização das funções alteradas. A Acupuntura Auricular possui, também, ação antiinflamatória, por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A Acupuntura Auricular além de ser analgésica, combate a dor.


A Eletro Auriculoacupuntura, se utilizada juntamente com a acupuntura tradicional, proporciona excelentes resultados. Fisioterapia, remédios naturais, alopatias, psicoterapias, homeopatia, florais, também recebem uma grande contribuição da Eletro Auriculoacupuntura, contribuição essa que vai desde a aceleração e facilitação dos processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

Com relação a efeitos colaterais, alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão. Em certos casos, pode haver a piora dos sintomas, geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente.

Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, mas em seguida há melhoria das condições do paciente.

Algumas doenças tratadas pela Acupuntura Auricular: acne, alergias, anemia, ansiedade, artrite, artrose, asma, bico de papagaio, bronquite, cálculo renal, circulação, ciática, cistite, cólicas, coluna, conjuntivite, constipação, contusões esportivas, dermatites, distúrbios menstruais, distúrbios hormonais, dores lombares, dores cervicais, dores em geral, enxaquecas, epilepsia, falta de energia, frigidez, gastrite, hemorróidas, hipertensão, impotência, incontinência urinária, insônia, intestino preso, labirintite, má circulação, memória fraca, músculo-esquelético, obesidade, paralisia facial, próstata, queda de cabelo, raiva, rinite, síndrome do pânico, stress, sinusite, tensão, traumas psíquicos, tristeza, úlceras, varizes, vícios, entre outras.
Marque uma avaliação comigo
Fone: (19) 8844.7270
Prof. Marcos Alexandre