quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"CORPOS" A exposição

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA VISITAÇÃO Á EXPOSIÇÃO EM 05/08/2010 COM SAÍDA PREVISTA PARA AS 9H30MIN E RETORNO PREVISTO PARA AS 15H30MIM.




A Exposição traz acervo inédito, com técnica de conservação aprimorada e peças em movimento.


MAIS REAL, MAIS FASCINANTE, MAIS EDUCATIVA E MAIS INSPIRADORA.

“Este acervo utiliza uma versão mais aprimorada da técnica de polimerização, tornando as peças ainda mais próximas de um organismo vivo, o que confere maior valor educativo às mesmas”, complementa Stephanie.
Além do mais, a mostra conta com corpos em movimento, como o de um jogador de futebol, em que o visitante pode observar toda a atividade muscular acionada para a execução desta ação e os movimentos que utilizamos no nosso dia-a-dia.

A exposição é organizada em 4 seções:

* Quais são os sistemas do corpo humano;

* Como funciona cada sistema do corpo;

* Como os sistemas do corpo estão inter-relacionados e,

* O que pode ser feito para melhorar e estender a vida do corpo.

A técnica de conservação torna possível constatar, por exemplo, os efeitos da obesidade no corpo, por meio de órgãos danificados pelo excesso de gordura e os males causados pelo cigarro, ao comparar um pulmão saudável e um já debilitado pelas substancias tóxicas.

Veja abaixo os sistemas contemplados em Corpos – A Exposição.

Esquelético e Muscular (ossos e músculos de mãos, pés e crânio, estrutura dos ossos e sua forma de crescimento).

Nervoso (organização do sistema nervoso central e periférico, cérebro, a medula espinhal e seus nervos, exemplo de um derrame cerebral, reflexos nervosos do braço, antebraço e mão).

Respiratório (pulmão de um fumante, coração aumentado de uma pessoa cardíaca, peça mostrando veias, bronquíolos e alvéolos pulmonares, exemplos de efizema pulmonar, câncer e pneumonia causados por uma pessoa fumante).

Digestivo (trato digestivo desde a língua até o reto, estômago com úlcera, exemplo de fígado com cirrose hepática).

Reprodutivo e Urinário (mulher em corte sagital mostrando órgãos desde o cérebro até a vagina, funções da bexiga, órgãos e funções do sistema reprodutivo feminino e masculino).

Circulatório (vasos sanguíneos de órgãos internos - coração, pulmão e bexiga, vasos sanguíneos - mãos, pés, braços e antebraços).

Duração da visita: 1h20 minutos.

Não é permitida a entrada com lancheiras e mochilas com lanche, câmeras fotográficas e filmadoras.

O grupo deve estar no local com 30 minutos de antecedência do horário agendado. Em caso de atraso, a visita poderá ser reduzida – Grupos seqüenciais.

É proibido correr, falar alto, fotografar ou filmar a exposição, mesmo através de aparelhos celulares.

Não há espaço para lanche no local.
Vamos ser pontuais e lembrando que é uma Exposição, então peço á todos que colaborem com as normas estabelecidas e também que não toquem nos corpos exposto.
Boa viagem!
Prof. Marcos Alexandre