sábado, 28 de agosto de 2010

Ceasa e Aproccamp realizam curso técnico de floristas

Oferecer oportunidade de trabalho e mão de obra técnica para um mercado em expansão e que carece de profissionais especializados.
Estes são os principais objetivos do curso de formação de floristas que começa na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), no próximo dia 30 de agosto.

A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria da administração da Central com a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas e Associado (Aproccamp) – entidade que representa os atacadistas do Mercado de Flores da Ceasa.

O curso terá 120 horas de aulas divididas em cinco partes ou módulos.
Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro será a primeira parte; de 4 a 6 de outubro a segunda; de 25 a 27 de outubro a terceira; dias 22, 23 e 24 de novembro a quarta parte e de 13 a 15 de dezembro a quinta e última.

O conteúdo é completo sobre o setor com aulas teóricas e práticas de harmonia de cores, arranjos para festas e eventos, decoração de ambientes, variedades e cuidados com acessórios, flores e plantas ornamentais.

O diferencial do curso é a carga horária que permite um aprofundamento nos temas abordados e a prática de todas as técnicas, enfim, uma formação especializada. Ao final haverá uma prova teórica e outra prática do conteúdo abordado. Só recebe o diploma o aluno que for aprovado na avaliação final com média acima de cinco pontos, numa variação e zero a dez.

Inscrição

São 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3746-1608, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o e-mail é o mariana@aproccamp.com.br. O investimento no curso é de R$ 200,00 por módulo que pode ser pago em duas vezes.

As aulas acontecem sempre das 8h às 17h, no auditório do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, à rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas – SP.

Professoras

O curso será ministrado por duas das mais conceituadas e experientes designers florais atuais. A professora de arte floral Léo Mendes - formada pela Escola Ibero Americana de Arte Floral, na Espanha, e com especialização em vários países da Europa e América Latina - e Tânia Santos, membro da Academia Brasileira de Artistas Florais (Abaf) e com ampla formação no Brasil e no exterior. Ambas ministram cursos por todo país.

Programa do curso

Módulo 1
30 e 31 de agosto e 1º de setembro
Manuseio e conservação de matéria prima (flores, folhagens e acessórios)
Harmonia de cores
Estilos florais: Decorativos simétricos e assimétricos

Módulo 2
4,5 e 6 de outubro
Buquês e ramalhetes
Vasos verdes e floridos
Embalagens
Cestas gastronômicas

Módulo 3
25, 26 e 27 de outubro
Buquês de noivas e corsagens, todos os estilos

Módulo 4
22, 23 e 24 de novembro
Decoração de festas e eventos

Módulo 5
13, 14 e 15 de dezembro
Cerimonial
Formatura
Funerais
Avaliação final teórica e prática