domingo, 25 de julho de 2010

Obesidade aos 20 anos dobra os riscos de morte na idade adulta, diz estudo

Homens que são obesos aos 20 anos de idade têm duas vezes mais chances de morrerem jovens do que aqueles que apresentam peso normal, segundo estudo apresentado esta semana no Congresso Internacional sobre Obesidade, na Suécia.
E o mais preocupante, segundo os pesquisadores, é que dois terços dos jovens americanos estão acima do peso ideal. “Entrar a vida adulta como obeso tem um efeito na mortalidade por toda a vida”, destacou a pesquisadora Esther Zimmermann.

Avaliando 5,5 mil homens suecos com idades entre 20 e 80 anos, os pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, descobriram que os 1.930 participantes que eram obesos aos 20 anos de idade tinham duas vezes maior risco de morrer em qualquer idade, comparados àqueles que não eram obesos. E análises dos participantes aos 55 anos de idade indicaram que aqueles com quilinhos a mais na juventude morriam, em média, oito anos mais cedo do que aqueles que não eram obesos aos 20 anos.

Os resultados indicaram, ainda, que a chance de morrer prematuramente aumentaria em 10% a cada ponto extra do índice de massa corporal (IMC - medida do peso em relação à altura) acima dos 25 pontos - que indica sobrepeso, sendo a pontuação acima de 30 considerada obesidade. E, segundo os autores, esse risco de longo prazo observado no estudo se deve muito à “durabilidade da obesidade”, pois cerca de 70% dos que eram obesos aos 20 anos, permaneceram assim com mais de 40 anos de idade, e apenas 4% dos não obesos na juventude se tornaram obesos posteriormente.

“Este é um estudo valioso, e acredito que os resultados levantam uma série de questões, como por que as pessoas que são obesas aos 20 anos de idade estão morrendo mais cedo, disse o especialista Randall Urban, da Universidade do Texas, EUA.

Precisamos descobrir por que eles ficam piores e ver quantas pessoas desenvolvem diabetes ou doença cardíaca”, concluiu o pesquisador, destacando que mais estudos são necessários.

Fonte: International Congress on Obesity in Stockholm. Press release. 13 de julho de 2010.