segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mostra traz corpos dissecados posicionados como se estivessem praticando esportes



Como numa macabra (e muito instrutiva) aula de biologia, Corpos – A Exposição apresenta os restos mortais de 20 pessoas e mais 250 órgãos humanos, preservados graças a uma técnica chamada de polimerização, pela qual os tecidos são desidratados e plastificados quimicamente.


A mostra vem sendo promovida como uma “evolução” de outra, batizada de Corpo Humano: Real e Fascinante, que atraiu 450 mil visitantes à Oca entre março e junho de 2007 (e exibia números ligeiramente inferiores em seu acervo: 16 cadáveres e 225 órgãos).



A curadoria é do mesmo doutor Robert Glover, professor de anatomia aposentado da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A disposição lúdica dos corpos, posicionados como se estivessem praticando esportes (futebol, tênis, rúgbi, corrida...), ajuda a tornar o programa mais divertido e menos mórbido – não tira, porém, o impacto de alguns itens em exibição.

Nas galerias dedicadas aos sistemas do organismo (respiratório, digestivo, reprodutivo, neurológico etc.), encontram-se pulmões arruinados pelo fumo, cérebros de vítimas de derrame e fetos com poucas semanas de formação. Pessoas sensíveis devem manter distância.

CORPOS – A EXPOSIÇÃO

Nós vamos, já está agendado para agosto/2010. Aguardem!! Prof. Marcos Alexandre

Público em geral - A partir de 21/5. Em cartaz até 8/8. Seg. a sex. 10h/19h, sáb. e dom. 9h/20h (entrada até 19h). Oca: Parque do Ibirapuera.