sábado, 31 de julho de 2010

Massagem não é dieta

Ao contrário do que muitos imaginam – e outros vendem – a massagem não tem o poder de fazer o corpo perder peso

Entre as muitas fórmulas de emagrecimento, a massagem aparece quase como uma salvadora da pátria. Clínicas em todo o país anunciam: “massagem emagrecedora” ou “massagem redutora”, dando muitas vezes a impressão de que basta fazer algumas sessões para chegar ao peso desejado. É justamente aí que mora o perigo. A massagem não emagrece e, sozinha, nada adianta para que este objetivo seja atingido.

“A massagem tem por finalidade esvaziar as células adiposas, liberando toxinas e líquidos retidos nelas, que formam o tecido onde as gorduras se acumulam. Essas células perdem volume, dando a sensação de diminuição de peso e medidas, como realmente ocorre mesmo, mas isso é passageiro. Este acúmulo ocorre novamente", explica a fisioterapeuta especialista em emagrecimento e proprietária da Multi Clinic, Andréia Leitão.

Ou seja, a grande vantagem da massagem é reduzir o inchaço – e por isso mesmo é considerada tão eficiente no tratamento contra celulite –, mas esse inchaço pode voltar a qualquer momento e não há perda de gordura. “A massagem modela o corpo e dá tonicidade à pele, sendo feita com uma frequência de duas vezes por semana durante, pelo menos, dois meses. Ela tem ótimos efeitos estéticos quando conciliada a outras técnicas como aplicação de enzimas e dieta, ai sim é obtida perda de peso real", completa a médica.

Andréia faz questão de ressaltar que a reeducação alimentar é de extrema importância em qualquer tratamento para emagrecer, mas ela não deixa de indicar técnicas aliadas à própria massagem. Um mix que a especialista aposta é o que junta massagem redutora e termoterapia, que consiste na imersão da paciente em uma banheira com ervas antiinflamatórias – que atuam diretamente no tecido adiposo – e água em temperatura agradável.

Já a massagem é aplicada com um creme redutor importado da Itália e ela é feita a quatro mãos e com toques mais fortes. “Esse produto italiano contém em sua fórmula componentes redutores de gordura a antiinflamatórios para a celulite, que promovem perda de medidas e celulite a partir da segunda sessão deixando a pele com aspecto mais saudável - sem as rugosidades da própria celulite - e curvas mais definidas", esclarece a doutora Andréia. O método ainda deixa a pele mais lisa e aveludada.

Fonte: http://suapele.terra.com.br em 25/07/2010.