segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prêmio Jovem Cientista - Inscrições até 30/06/2010.


O que é?

O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM).

Tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, desde então, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras.

Considerada pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, a premiação é entregue pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Um dos principais resultados desta iniciativa é a constatação de que a grande maioria dos agraciados com o Prêmio Jovem Cientista segue carreira de pesquisa nas universidades ou institutos de pesquisa, consolidando suas carreiras em C&T.

O TEMA

O tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista - edição 2009:

Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro
Anualmente, é indicado para premiação um tema de destacada importância para o desenvolvimento científico e tecnológico, definido pelo CNPq, pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho. Os temas têm sempre relevância nacional e de interesse direto da população brasileira.


CONCORRA AO XXIV PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

Faça a sua parte, pesquise e descubra novas alternativas. Para a categoria Estudante do Médio, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisas relacionadas ao tema principal:

· Energia: geração e uso
- A energia move o universo
- Fontes Renováveis, não renováveis e geração de energia
- Desenvolvimento humano e uso de energia

· Impactos Ambientais da geração e do uso de energia
- Efeito estufa, aquecimento global e Protocolo de Kyoto
- Poluentes e a camada de ozônio
- Geração de energia e impactos sobre o ambiente e a biodiversidade

· Impactos sociais da geração e do uso de energia
- Energia, economia e desenvolvimento Energia: geração e uso
- Energia e exclusão social
- Saúde Humana

· Soluções: sustentabilidade e energia
- Fontes alternativas de energia e não poluente
- Exploração sustentável dos recursos energéticos
- Geração de energia elétrica e ambiente
- Controle da emissão de poluentes
- Tecnologias energéticas sustentáveis aplicadas ao campo e às cidades
- Mudanças de hábitos e de padrões de desenvolvimento

CATEGORIAS


O Prêmio será atribuído em cinco categorias:
1 - Graduado
2 - Estudante do Ensino Superior
3 - Estudante do Ensino Médio
4 - Orientador
5 - Mérito Institucional

MENÇÃO HONROSA

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do conhecimento relacionada com o tema Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro.

BOLSAS DE ESTUDO
Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber bolsas de estudo do CNPq. A concessão será implementada caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ANUAL DA SBPC
O primeiro colocado das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participará da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2010, com o objetivo de expor suas pesquisas.


PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS
Os trabalhos premiados são publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras.

Nossas sociedades dependem fortemente do uso de combustíveis fósseis. Entretanto, projeções indicam que as reservas mundiais de petróleo podem se esgotar nos próximos 100 anos. Isso sem falar na emissão de gases de efeito estufa que o uso desses combustíveis causa. A ciência e a educação podem contribuir significativamente com a solução deste problema encorajando a pesquisa, o desenvolvimento e o uso de novas energias.

Os brasileiros são muito criativos quando se trata de lidar com este tipo de desafio. Fomos pioneiros na popularização do biocombustível e atualmente mais de 40% da oferta interna de energia tem origem em fontes renováveis. Mas, estamos longe de ter equacionada nossa questão energética.

Recentemente, estudos do biólogo Alexandre Kemenes, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia indicaram que usinas hidrelétricas na Amazônia estão emitindo mais gases de efeito estufa que as termelétricas de mesma potência. Por outro lado, ainda temos muito que evoluir na área de bioenergia – garantir que o uso de madeira e biomassa não reduza nossa riqueza biológica e usar o potencial para a geração de energia solar e eólica que o Brasil dispõe. Além disso, podemos aumentar a eficiência no uso da energia: no transporte, edificações, materiais e processos produtivos.

Pensando neste terreno fértil em desafios para os jovens cientistas é que o CNPq, a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau escolheram Energia e Meio Ambiente para ser o tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista. Se você é estudante de Ensino Médio, participe desta iniciativa. Basta desenvolver, com a ajuda de seu professor, uma redação sobre um dos temas a seguir.

Tema: Energia e Meio Ambiente

1 - Energia: geração e uso
- A energia move o universo
- Fontes renováveis, não-renováveis e geração de energia
- Desenvolvimento humano e uso de energia

2 - Impactos ambientais da geração e uso de energia
- Efeito estufa, aquecimento global e protocolo de Kyoto
- Poluentes e a camada de ozônio
- Geração de energia e impactos sobre o ambiente e a biodiversidade

3 - Impactos sociais da geração e uso de energia
- Energia, economia e desenvolvimento
- Energia e exclusão social
- Saúde humana

4 - Soluções: sustentabilidade e energia
- Fontes alternativas de energia não-poluente
- Exploração sustentável dos recursos energéticos
- Geração de energia elétrica e ambiente
- Controle da emissão de poluentes
- Tecnologias energéticas sustentáveis aplicadas ao campo e às cidades
- Mudanças de hábitos e de padrões de desenvolvimento da geração e uso de energia