quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jovens se sentem mais solitários

Uma pesquisa encomendada pela Mental Health Foundation, da Inglaterra, mostrou que jovens se sentem mais solitários do que idosos. Enquanto quase 60% das pessoas entre 18 e 34 anos disseram que sentem solidão com frequência ou às vezes, a taxa foi de 35% para os entrevistados com mais de 55 anos. Foram entrevistadas 2.256 pessoas.

Um dos fatores que poderia acentuar o isolamento é a tecnologia – apesar de também oferecer novos modos de as pessoas se conectarem. Quase um terço dos jovens disse passar tempo demais se comunicando com a família via internet em vez de encontrá-la ao vivo. Houve variações também em relação ao sexo: mais mulheres se disseram solitárias do que homens, com maior tendência a se sentirem deprimidas por causa disso.

Comentário: muita gente admite que acaba se acomodando com a internet e tem a sensação de que se comunica mais com amigos e familiares – só que, no final, fica mais tempo sem vê-los de verdade. Não há nenhuma dúvida de que a internet criou vários modos de contato que antes eram impensáveis. Mas será que trocar emails, recados em sites de relacionamento e mensagens instantâneas realmente dá a sensação de intimidade e companheirismo? Será que ficar num chat no final de semana tem o mesmo peso do que sair para passear com os amigos e, acima de tudo, vivenciar experiências com eles?

Ter uma relação – seja ela uma amizade, um namoro ou de parentesco – não significa apenas manter um contato virtual para saber como o outro está. É preciso construir uma história juntos. Resta saber se uma história toda intermediada pela internet consegue ser sólida o suficiente para afastar a solidão.

Fonte: http://drjairobouer.blog.uol.com.br