quarta-feira, 2 de junho de 2010

Frieira (Pé de Atleta)

Frieira é a mais comum infecção de pele por fungos. Caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas e rachaduras especialmente na pele entre os dedos dos pés e muita coceira e ardor na região afetada.
Frieira é mais prevalente em homens do que em mulheres e mais comum em climas quentes e úmidos do que nos frios.


Causas
O fungo Tricophyton causador da frieira pode atacar a pele de várias partes do corpo provocando manchas vermelhas e arredondadas e com descamação que coçam. Se aparecem no couro cabeludo, podem provocar queda de cabelo e manchas que descamam. Na virilha, é conhecida como “coceira de jóquei” provocando coceira e inchaço. Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida np local. Algumas vezes, infecções bacterianas secundárias podem complicar o quadro.
Frieiras são transmitidas facilmente por contato direto com a pessoa infectada ou com superfícies contaminadas como pisos de banheiros e vestiários, praias.
Bastante frequente nos pés, devido ao uso constante de calçados fechados que retêm a umidade. Também pode ocorrer nas mãos, principalmente, das pessoas que trabalham com água e sabão.


Manifestações:
Descamação;
Maceração (pele esbranquiçada e úmida);
Fissuras;
Coceira entre os dedos dos pés.

Dicas:
Secar-se bem após o banho, principalmente entre os dedos dos pés;
Usar talco entre os dedos depois que a pele estiver seca;
Evitar usar meias de lã;
Para arejar os pés, usar sandálias.

Tratamento:
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes ou soluções.
O tratamento adequado é determinado pelo médico dermatologista!

O uso de medicamentos indicados por outras pessoas pode mascarar características importantes para o diagnóstico correto da micose, dificultando o tratamento.