sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Podologia como parte integrante das ciências da saúde, tem como objetivo de estudo os processos patológicos que afectam os pés.


É a ciência da área da saúde humana que actua na investigação, prevenção, diagnostico e tratamento das patologias do membro inferior, nomeadamente do pé e das suas repercussões no organismo Humano.

Os pés são uma estrutura muito importante do corpo humano possuindo uma exuberante e extraordinário resistência, todavia não estão isentos de sofrer de patologias e como estrutura anatómica de suporte e deambulação do ser humano, têm-se evidenciado como um alvo crescente de alterações de vária ordem, motivados por factores que a vida moderna provoca.

Cada vez mais são exigidas especificidade e eficácia no tratamento médico e por todos esses motivos, o pé passou a ser objecto de estudos específicos de encontro às suas patologias, bem como para os problemas que elas originam no organismo humano.

A Podologia contempla de diversas especialidades e áreas de intervenção, levando a um conhecimento e domínio capaz de desmembrar e individualizar o diagnóstico e tratamento.

Assim a especialização da Podologia é feita em áreas distintas, como, a Podologia Geral, a Quiropodologia, a Ortopodologia, a Biomecânica, a Ortesiologia, bem como algumas áreas de intervenção, sendo elas, a Podopediatria, a Podogeriatria, a Podologia Laboral, a Podologia Preventiva, a Podologia Desportiva e o Pé de Risco (Pé Diabético), e para melhor compreensão das áreas anteriormente referidas passo a explicar sucintamente cada uma delas.

A Podologia Geral, dedica-se ao estudo anatomo -fisiológico global do paciente, remetendo todas as informação necessárias para um historial clínico, que nos leva a um diagnóstico.

Podemos então afirmar que o principal objectivo da Quiropodologia, concentra-se nos tratamentos conservadores, baseado nas alterações dermatológicas e/ou dos processos de queratinização, abrangendo ainda todas as possíveis afecções que o aparelho ungueal (unha) possa apresentar.

Para a melhor compreensão da funcionalidade do pé, a aplicação da Biomecânica na Podologia é essencial, uma vez que permite analisar com a exactidão das regras físicas, a variabilidade do comportamento dos órgãos de suporte do organismo humano. As alterações da mecânica normal do pé, podem derivar de uma influência negativa das funções normais do tornozelo, anca, coluna vertebral, membros superiores e inclusive da cabeça.

De uma forma simples, podemos dizer que a Ortopodologia é a Ciência que trata de neutralizar o pé dentro de um conjunto estável de movimentos próprios de cada pessoa com o resto do organismo. Neutralizar o pé não quer dizer colocar o pé recto, mas coloca-lo numa posição óptima de funcionamento. A Ortopodologia actua em alterações congénitas e ou adquiridas do tipo morfológico, estrutural e funcional de acordo com seu grau de redutibilidade, aplicando tratamentos Ortopodológicos correctivos, compensativos ou paliativos de forma a equilibrar a funcionalidade do pé e do homem.


Áreas de Intervenção

Podopediatria:

O tratamento do pé da criança é de extrema importância para assegurar um crescimento correcto e evitar problemas posteriores.

Podogeriatria:

O passar do tempo e as agressões não corrigidas implica ao pé da população idosa uma atenção especial para manter a sua mobilidade e evitar a dor.

Podologia Desportiva:

O desporto praticado como passatempo, profissão ou simples meio para manter o bem-estar físico e psicológico, é um melhores meios de benefício para o homem. Contudo, algumas lesões do pé limitam ou mesmo contra-indicam a prática do desporto.

Podologia Laboral:

O trabalho do dia-a-dia obriga-nos por vezes a longas horas de bipedismo, o que se reflecte em longas horas de agressões e sofrimento para os pés. Para minimizar estes problemas, deveremos estudar soluções adaptadas a cada situação profissional e a cada pé especificamente

Podologia Preventiva:

Nos dias de hoje, a prevenção é o melhor meio para colmatar possíveis patologias que possam surgir, assim sendo, esta área, tem uma importância relevante na realização de rastreios, em populações alvo.

Pé de Risco (Pé Diabético):

Os pés de risco são todos aqueles que apresentam alterações do foro neurológico, metabólico e vascular. Nos dias que correm são cada vez mais o número de diabéticos a nível mundial, sendo por isso uma das classes de maior preocupação para a comunidade da saúde. O aparecimento de úlceras nos pés pode, em alguns casos, obrigar á amputação. O tratamento correcto e minucioso dos pés é fundamental para a prevenção e tratamento das complicações que podem surgir.



Existe um grande número de situações em que se deve recorrer a um Podologista, tanto para fins terapêuticos como preventivos, tais como:

- Hiperqueratoses (calosidades)

- Dermatomicoses (pé de atleta)

- Dores nos pés

- Entorses Frequentes

- Joanetes

- Dedos em garra

- Pé cavo / Pé plano (raso)

- Dismetrias/ Heterometrias (membros com tamanhos diferentes)

- Esporão de calcâneo

- Pé Diabético

- Úlceras/Feridas

- Onicocriptose (unhas encravadas)

- Onicogrifose (unhas espessas)

- Onicomicose (fungos nas unhas)

- Hipohidrose/hiperhidrose

- Gretas/ fissuras

- Entre Outros...

A Saúde do Pé é definitivamente fundamental para o bem-estar e para uma boa qualidade de vida nas pessoas, por isso o papel crucial da Podologia tanto na Saúde individual como na Saúde Pública.


Consulte um Podologista, os seus pés agradecem!