domingo, 16 de maio de 2010

Nozes e castanhas ajudam a memória e combatem o mau humor

Castanha e nozes não costumam fazer parte da nossa alimentação, mas depois da reportagem da Aline Oliveira você vai querer mudar seu cardápio diário.


Quando consumidas na medida certa, castanha do Pará, de caju, nozes, todas produzem no organismo uma gordura considerada boa. "Elas ajudam a desobstruir as artérias. É um colesterol bom, que é o HDL. Elas fazem aumentar", explicou a nutricionista Ana Cristina Wolf.

individualmente, elas ainda têm outras funções. A castanha do Pará é rica em zinco, que é cicatrizante, e em selênio, que combate o envelhecimento das células e a queda de cabelo. A de caju tem fósforo, bom para memória. As nozes contêm ômega três, que ajuda a circulação do sangue no cérebro. Todas ainda combatem o mau humor.

"A gordura segura a digestão do açúcar e vai liberando lentamente. Então, você tem açúcar até a próxima refeição. É por isso que modula o humor", completou a nutricionista.


Não dá para exagerar, pois todas são muito calóricas. Quem come demais pode comprometer a dieta. Para não correr esse risco, melhor obedecer à dose diária recomendada para cada uma delas.

O ideal é escolher. Quem prefere as nozes pode comer seis ao longo do dia. De castanha de caju são no máximo oito. Já castanha do Pará, duas são suficientes.

A aposentada Branca Silva segue essa receita direitinho. "Todo dia, isso eu não esqueço, é como se fosse um remédio".


Quem não quer comer assim, pode incluir nas refeições do dia a dia. A chefe de cozinha Marana Figlioli ensina: "No café da manhã, no fim de tarde, no doce, no salgado, numa salada, no arroz. Se eu tivesse montando aqui uma mesa de queijos, eu poderia acompanhar um mix de castanhas, ficaria muito bem", lembrou.

Fonte: http://g1.globo.com