terça-feira, 20 de abril de 2010

Correção da Prova - 1ª séries - 1º Bimestre


Questões Dissertativas.

1. Cite duas maneiras pelas quais o gás oxigênio atmosférico é consumido na natureza.

Respiração dos seres aeróbicos, combustão e combinação com metais existentes no solo.

2. O nitrogênio é essencial à vida e, embora aproximadamente 79% da atmosfera terrestre seja de nitrogênio gasosos (N2), apenas poucas bactérias e algas são capazes de utilizá-lo nessa forma.
a) Sob que forma o nitrogênio é obtido por plantas e animais?
As plantas obtêm nitrogênio na forma de sais inorgânicos, como nitritos e nitratos. Já os animais obtêm nitrogênio na forma orgânica, como os aminoácidos.

b) Para que os seres vivos utilizam o nitrogênio?
O nitrogênio é essencial para a constituição de moléculas orgânicas, como as proteínas e os ácidos nucléicos.

3. Esquematize o ciclo da água na natureza.
Ver desenho no livro de bilogia

4. Explique o que é Nitrificação e Desnitrificação.

Nitrificação - A oxidação do amoníaco, conhecida como nitrificação, é um processo que produz nitratos a partir do amoníaco (NH3). Este processo é levado a cabo por bactérias (bactérias nitrificantes) em dois passos: numa primeira fase o amoníaco é convertido em nitritos (NO2-) e numa segunda fase (através de outro tipo de bactérias nitrificantes) os nitritos são convertidos em nitratos (NO3-) prontos a ser assimilados pelas plantas.

Desnitrificação - A desnitrificação é o processo pelo qual o azoto volta à atmosfera sob a forma de gás quase inerte (N2). Este processo ocorre através de algumas espécies de bactérias (tais como Pseudomonas e Clostridium) em ambiente anaeróbico. Estas bactérias utilizam nitratos alternativamente ao oxigênio como forma de respiração e libertam azoto em estado gasoso (N2).