terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Fim das férias! Para alguns a volta às aulas, para outros o início da vida escolar.


É hora de comprar os materiais escolares, livros, arrumar as lancheiras, os uniformes, mas também cuidar da saúde da criançada. Conferir a carteira de vacinação do seu filho faz parte dos preparativos.

A prevenção ainda é o melhor caminho! Segundo o neonatologista e pediatra do Hospital Albert Einstein e do Instituto Saúde Plena, Jorge Huberman, o contato com outras crianças e a permanência por horas em salas fechadas são fatores facilitadores da transmissão de doenças infectocontagiosas. “Tomar em dia as doses das vacinas, recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é fundamental para que o ano letivo dos pequenos seja proveitoso”, diz. E completa: “Os reforços devem ser tomados na data correta, pois o atraso faz com que todas as doses anteriores percam a validade e haja a necessidade de recomeçá-las”.

O próximo passo é a escolha da escolinha. A dica do pediatra é que os responsáveis conheçam a instituição e prezem pela comunicação com os profissionais. “Os pais devem verificar se há umidade nas salas, como é a higiene dos banheiros e da cozinha e se a infraestrutura da escola poderá atender as necessidades do seu filho”, recomenda Dr. Jorge. Feita a decisão, o importante é passar todas as recomendações à direção, principalmente referentes à saúde da criança - medicamentos e alergias - e acompanhar o desenvolvimento.

Para os “estudantes” menores de seis meses de idade, todo cuidado é pouco! A imunidade é baixa. É nesse período que se completa a terceira dose das vacinas como tétano, poliomielite, difteria e coqueluche, além disso, os bebês estão em fase de criação dos seus próprios anticorpos. Não deixa de seguir as orientações do pediatra.

Recreio

A lancheira das crianças exige a participação dos pais. A regra é colocar alimentos saudáveis, mas que agradem o paladar do seu filho. Que tal montar um cardápio semanal nutritivo e variado? Dr. Huberman pede atenção especial para o clima: “Saiba separar o que é condizente para o verão ou para o inverno e evite que os alimentos estraguem na mochila. Risque os alimentos gordurosos da lista e preze sempre pela higiene”, aconselha.

O lanchinho do amigo pode parecer mais gostoso, o pediatra lembra que a troca ajuda na socialização, mas precisa de atenção redobrada para as crianças alérgicas. “Deve-se alertar a escola para esse tipo de comportamento e sempre ter alimentos substitutivos para a criança não passar vontades”, finaliza.


Confira as vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunização:

BCG: Protege contra a tuberculose.
Esquema de imunização: Dose única ao nascer. A vacina pode ser aplicada durante o primeiro mês de vida.

Hepatite B: Contra a Hepatite B.
Esquema de imunização: 3 doses, sendo a primeira ao nascer, ainda na maternidade, a segunda com 1 ou 2 meses de idade e a terceira com 6 meses.

Hemófilo B (Hib): Contra meningite e penumonia.
Esquema de imunização: 4 doses, a primeira com 2 meses, a segunda com 4 meses, a terceira com 6 meses e o reforço aos 15 meses.

Oral contra Poliomelite (VOP): Contra a poliomelite ou paralisia infantil.
Esquema de imunização: 5 doses, sendo a primeira com 2 meses, a segunda com 4 meses, a terceira com 6 meses, primeiro reforço aos 15 meses e segundo reforço entre 4 e 6 anos.

Tríplice bacteriana (DTP): Contra a difteria, coqueluche e tétano.
Esquema de imunização: 5 doses, sendo a primeira com 2 meses, a segunda com 4 meses, a terceira com 6 meses, primeiro reforço aos 15 meses e segundo reforço entre 4 e 6 anos. É usualmente aplicada combinada com a vacina Hemófilo B (Tetra).

Rotavírus: Contra o Rotavírus.
Esquema de imunização: 2 doses com intervalos de dois meses. Geralmente a primeira dose é dada com 2 meses e a segunda com 4 meses. A primeira dose só deverá ser aplicada em crianças de até 3 meses e 7 dias de vida.

Tríplice Viral (SCR): Imuniza contra três doenças infecciosas: Sarampo, Caxumba e Rubéola. Esquema de imunização: 2 doses, sendo a primeira com 1 ano e a segunda com 4 a 6 anos.

Febre Amarela: Contra a Febre Amarela.
Esquema de imunização: Dose única a partir dos 9 meses. Deve-se revacinar após 10 anos da primeira dose.

Antipneumocócica conjugada heptavalente: Contra infecções causadas pelo pneumococo, como meningite, pneumonia, sinusite, entre outras.
Esquema de imunização: 4 doses, sendo a primeira com 2 meses, a segunda com 4 meses, a terceira com 6 meses e um reforço aos 15 meses.

Poliomelite com vírus inativado (IPV): Contra a paralisia infantil.
Esquema de imunização: 5 doses, sendo a primeira com 2 meses, a segunda com 4 meses, a terceira com 6 meses, com reforço aos 15 meses e entre 4 e 6 anos.

Antimeningocócica C conjugada: Contra a bactéria meningococo C, que causa meningite grave.
Esquema de imunização: 3 doses, sendo a primeira aos 3 meses a segunda aos 5 meses e um reforço aos 15 meses. Se a criança já tem 1 ano, deve-se aplicar somente uma dose.

Influenza: Contra a gripe.
Esquema de imunização: A partir dos 6 meses de vida 1 dose anual, no outono, antes da temporada de circulação do vírus. Em sua primeira aplicação a criança deve recebê-la no esquema de duas doses com intervalo de 1 mês entre elas.

Varicela: Contra a catapora.
Esquema de imunização: 2 doses, a primeira com 1 ano e a segundo com 4 a 6 anos.

Hepatite A: Contra Hepatite A.
Esquema de imunização: 2 doses. Primeira com 12 meses e a segunda com 18.

Fonte: http://semprematerna.uol.com.br/manual-bebe/acabou-a-moleza