domingo, 10 de janeiro de 2010

Descoberto mecanismo que origina o câncer de estômago


O câncer de estômago é causado por uma enzima ativada pela Helicobacter pylori, uma bactéria que sobrevive aos ácidos estomacais e é a origem da gastrenterite, revelou um estudo publicado hoje pela revista "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Segundo cientistas da Universidade de Urbana (Illinois, EUA), já se sabia que as infecções crônicas causadas pela bactéria induziam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer estomacal. O que se desconhecia eram os mecanismos e os fatores bacterianos que contribuíam ao desenvolvimento da doença.

O estudo, segundo indicado, é o primeiro que demonstra que um fator produzido pela bactéria ativa diretamente a enzima poli-polimerasa (PARP-1), que está no núcleo das células.

A enzima regula a reação e a morte celulares que são típicas da infecção da bactéria. Além disso, é parte da maquinaria celular que repara o DNA.

No entanto, em certos tipos de câncer a célula impulsiona a sobrevivência dos tumores e freia a quimioterapia que combate as células cancerígenas.

Além disso, os cientistas assinalaram que uma de suas provas clínicas determinou que os medicamentos que inibiam a enzima reduziam o crescimento dos tumores em pacientes de câncer de mama.

Essas pacientes tinham mutações em certos genes encarregados da reparação do DNA, que estão também vinculados ao maior risco de câncer estomacal.

"Este tipo de estudos proporciona uma vinculação molecular direta entre a infecção do H. pylori e a ativação do fator que, se sabe, está envolvido na sobrevivência das células cancerígenas", indicou Steven Blanke, professor de microbiologia e coordenador da pesquisa.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude - 08/01/2010