terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Professor dá a aluno nota maior que Saresp, mostra pesquisa.

Um estudo feito por três pesquisadores do departamento de economia da USP - Ricardo Madeira, Marcos Rangel e Fernando Botelho-- mostra que os professores da rede estadual dão notas maiores a seus alunos do que as que os mesmos estudantes recebem no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), revela reportagem de Antônio Gois, publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Esse é o primeiro estudo que compara o desempenho de estudantes no Saresp com as notas dos boletins escolares.

A pesquisa também mostra que existe diferença entre as notas dadas aos alunos negros e branco. Enquanto, os estudantes tiveram o mesmo desempenho no Saresp, as notas dos brancos são mais altas em salas de aula. No estudo foi comprovado que as meninas têm preferência na avaliação dos professores.

Notou-se que a maior diferença entre notas foi nas provas de matemática do 3º ano do ensino médio. Na prova do Saresp, só 36% tiveram êxito. Já para os professores, quase todos (93%) atingiram o patamar mínimo de aprendizado considerado adequado.

O Saresp é o exame de avaliação de aprendizagem aplicado pelo governo estadual. A prova avalia estudantes das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Participaram do exame este ano 1.780.122 alunos de escolas estaduais, 625.950 alunos de escolas municipais e 68.745 alunos de escolas particulares.

Foram avaliadas as disciplinas de língua portuguesa (incluindo redação), matemática, história e geografia. Mas, apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática foram consideradas na composição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.

28/12/2009 - 11h32 - Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u671951.shtml