segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Humor para despertar a consciência ambiental

Rir é o único remédio: após o fracasso das negociações em Copenhague, confira cartuns sobre o aquecimento global que serão reunidos em um livro concebido para alertar os jovens para o problema.

Um dos cartuns da coletânea sobre aquecimento global que está em fase de produção (arte: Léo Valença).
O jeito é rir. Diante do fracasso das negociações diplomáticas da COP-15 na busca por um acordo global que diminua de forma consistente as emissões de gases do efeito-estufa, só mesmo com um pouco de humor é possível encarar a realidade.

E tratar com humor uma questão tão séria como as mudanças climáticas é justamente a proposta da coletânea Aquecimento global em cartuns, que ainda está em produção. Ursos polares conversando sobre a eliminação de sua espécie e pinguis tomando picolé enquanto aproveitam o calor na praia são algumas das imagens que você vai encontrar nesse livro que deve reunir trabalhos de 25 artistas brasileiros com estéticas variadas.

Confira algumas imagens do livro
Aquecimento global em cartuns


Organizado pelo cartunista carioca Léo Valença e com previsão de publicação pela editora Bom Texto , o livro tem por objetivo promover uma maior conscientização ambiental nos jovens. A escolha do cartum para esse fim não foi aleatória. Segundo Valença, o cartunista é uma espécie de antena sempre alerta para os assuntos sociais mais relevantes. “O cartunista tem que estar atento ao que acontece ao seu redor e o aquecimento global é um assunto muito importante atualmente”, afirma o artista.


Os cartuns presentes no livro foram selecionados por meio de um concurso realizado pelo portal Brasil Cartoon que contou com a participação de artistas de todo o país. Valença acredita que seu projeto foi uma porta aberta para a entrada de novos cartunistas no mercado: “A coletânea é mais um espaço para divulgar o trabalho de cartunistas novos e talentosos que estão preocupados com o futuro de nosso planeta.”

A temática ambiental está se tornando tendência entre cartunistasA temática ambiental está se tornando tendência entre cartunistas. São cada vez mais comuns salões concursos em que esse tema é o foco. Em 2008, foram realizados dois grandes eventos nessa linha: o 1° Salão de Humor da Amazônia – Ecologia no traço, em Belém, e o 1° Salão Internacional Pátio Brasil de Humor sobre Meio Ambiente – Ecocartoon, em Brasília.

Este ano, as duas iniciativas tiveram continuidade, com a realização em maio da segunda edição do Ecocartoon e em dezembro da segunda edição do Salão de Humor da Amazônia.


Aquecimento global em cartuns - Leonardo Valença (Org.) - Editora Bom Texto (em produção)

Fonte: Sofia Moutinho - Ciência Hoje On-line
http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/humor-para-despertar-a-consciencia-ambiental