terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Feriado Municipal em Campinas com Comemoração em dose dupla: Aniversário do Município (14/07/2009: 232 anos) e Dia da Padroeira da Cidade.

Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana de Campinas. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 90 quilômetros. Ocupa uma área de 795,697 km². Sua população estimada em 2009 era de 1.064.669 habitantes.

Décima primeira cidade mais rica do Brasil, o município representa, isoladamente, 0,96% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de ser responsável por 10% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro.O município é formado pela cidade de Campinas e por quatro distritos: Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo e Nova Aparecida. É a terceira cidade mais populosa do estado de São Paulo, ficando atrás de Guarulhos e da capital paulista. Sua região metropolitana é constituída por 19 municípios e conta com 2.633.523 habitantes (IBGE/2007), o que a torna a nona mais populosa do Brasil.

Campinas faz parte do chamado Complexo Metropolitano Estendido que ultrapassa os 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

No Catolicismo, Nossa Senhora da Conceição é uma das manifestações de Maria, mãe de Jesus.

Em Portugal, o dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado a 8 de Dezembro, feriado nacional. A 25 de Março do ano de 1646, D. João IV fez uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Dirigiu-se à igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou padroeira e rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, por se considerar que só a Virgem tinha esse direito.

Nos quadros onde aparecem reis ou rainhas, a coroa está pousada ao lado, sobre uma mesa, num tamborete ou almofada de cetim.

No Brasil, o dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado em 8 de dezembro. Vários municípios a têm como padroeira, entre elas Campinas (SP). No Recife o dia a ela consagrado é feriado municipal, embora ela não seja padroeira do município.Em Conceição dos Ouros-MG, cujo nome homenageia a Virgem, o dia 8 de dezembro é feriado municipal e ocorre uma grande festa para homenagear o título de Imaculada Conceição.

É feriado em Belo Horizonte capital de Minas Gerais no dia dedicado a santa, embora também ela não seja padroeira da cidade. O seu Santuário fica no tradicional bairro da Lagoinha.
Em Inhambupe na Bahia é feriado municipal, e nos finais da tarde depois da procissão tem a formação de uma nova comissão para a preparação das festas do próximo ano.
Em Nova Parnamirim - Parnamirim no Rio Grande do Norte é feriado municipal.
Em Aracaju capital do estado de Sergipe é feriado municipal.

Em Teresina capital do Piauí também é feriado municipal.

Em Passo Fundo uma das principais cidades do RS igualmente é feriado Municipal em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.