domingo, 11 de outubro de 2009

3ª Séries - GABARITO Caderno do Aluno Biologia – Volume 2 Das págs. 3 á

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - A DIVERSIDADE DAS PLANTAS


Esta questão pretende introduzir o assunto. Utilize a resposta para avaliar o conhecimento da turma sobre o tema. Os alunos geralmente citam funções na alimentação, mas alguns também citam sua importância para os ambientes. Não discuta essas questões nesse momento; peça apenas que os alunos anotem suas respostas. Após as atividades eles podem retomar suas respostas.


Página 3 - Começo e conversa
1. Dificilmente nos lembramos de que elementos comuns do nosso dia a dia, como o
papel e o pão, um dia fizeram parte de um organismo vivo. Você, professor, pode ajudar os alunos citando esses exemplos. O papel dessa folha de caderno, por exemplo, é composto de fibras de celulose que foram extraídas de uma árvore conhecida como eucalipto, nativa da Austrália e plantada no Brasil, principalmente
pelas indústrias de papel; o pão, muitas vezes, é feito de trigo, planta da mesma família dos capins e gramas em geral. Lembre-os de que não podemos considerar as plantas apenas sob um ponto de vista utilitarista, pois as plantas não existem para “servir” ao homem.
2. Para realizar a tarefa proposta, os alunos poderão pedir ajuda a pessoas da comunidade escolar, como funcionários e outros professores, familiares ou amigos que conheçam nomes populares e/ou científicos de plantas.
É esperado que os alunos não saibam muitos nomes populares; muitas vezes, eles usarão termos gerais, como: mato, flor, árvore, planta. Caberá a você alertá-los quanto à inadequação de tais designações e esclarecê-los de que cada tipo de organismo pertence a uma espécie diferente e que, por isso, pode ser identificado pelo seu nome popular ou científico. Lembre os alunos que todas as plantas fazem parte do Reino Plantae. De acordo com a proposta de Lynn Margulis (*1) as algas verdes pertencem ao Reino dos Protoctistas. (*1) SCHWARTZ; MARGULIS. Cinco
reinos: um guia ilustrado dos filos da vida na Terra. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sobre a repetição de alguns nomes e sobre o problema de não conseguir identificar todas as plantas encontradas.


Página 4 - PESQUISA EM GRUPO


1. A presença de clorofila dos tipos A e B.
2. Não, somente as angiospermas.
3. As traqueófitas são as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Em anatomia
botânica, traqueia significa elemento condutor de seiva (vaso). Traqueófitas são chamadas assim, pois possuem vasos condutores de seiva. Portanto, são classificadas também como vasculares. As briófitas, que não possuem vasos condutores, são a traqueófitas ou avasculares.


Página 5 - LIÇÃO DE CASA

Grupos Algas verdes Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas
Exemplos Alface do mar Musgo Samambaia ou avenca
Pinheiro, araucária, Violeta, feijão, rosa, manga, etc.
Porte (tamanho)
Pequeno porte Pequeno porte Pequeno, médio ou grande porte Pequeno, médio ou grande porte
Pequeno, médio ou grande porte
Habitat Aquático Terrestre úmido (geralmente)
Terrestre, em geral, úmido

Maioria terrestre

Maioria terrestre
Característias vegetativas, forma e presença de estruturas, como caule, folha e raiz
Não possuem caule, raiz e folha verdadeiros. Não possuem caule, raiz e folha verdadeiros.
Possuem caule, raiz e folha verdadeiros.
Possuem caule, raiz e folha verdadeiros.
Possuem caule, raiz e folha verdadeiros.
Característias reprodutivas, formas e estruturas relacionadas à reprodução

Reprodução assexuada ou sexuada.
Alguns ciclos de vida com alternância de gerações.
Reprodução sexuada dependente da água.
Reprodução assexuada ou sexuada.
Ciclos de vida com alternância de gerações.
Reprodução sexuada dependente da água.
Reprodução assexuada ou sexuada. Ciclos de vida com alternância de gerações.
Presença de esporos.
Reprodução sexuada dependente da água.
Reprodução assexuada ou sexuada.
Ciclos de vida com alternância de gerações.
Presença de estróbilos e grãos de pólen.
Reprodução assexuada ou sexuada. Ciclos de vida com alternância de gerações.
Presença de grãos de pólen, flor e fruto.


Página 5 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa a.
2. Alternativa a.
3. Alternativa d.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
OBSERVANDO O DESENVOLVIMENTO VEGETAL


Página 8 - Começo de conversa
1. Normalmente, os alunos conhecem pouco as características do feijão. Assim, será preciso complementar as informações relatando que se trata de uma planta amplamente cultivada pela sua composição nutricional e utilização na alimentação. Ela faz parte do grande grupo conhecido como angiospermas, plantas com flores e frutos, e pertence à espécie Phaseolus vulgaris. Além disso, o grão que consumimos é uma semente, que foi extraída de um fruto tipo legume (fruto em forma de vagem), característico da família Leguminosae. Se achar conveniente, abra junto com os alunos uma semente de feijão para estudar sua estrutura e organização. Identifique o
tegumento e a amêndoa. No caso do feijão, a amêndoa é constituída pelo embrião que possui os cotilédones, radícula, o caulículo e a plúmula.
2. Conceituar germinação não é assim tão simples. Os agricultores só consideram que a planta germinou quando esta rompe a superfície do solo. Para os fisiologistas acontece quando o metabolismo é ativado e o embrião sai do seu estado dormente ou quiescente. Para os técnicos a germinação acontece quando alguma parte do embrião cresce e emerge do interior das sementes. No caso do feijão a primeira estrutura que emerge da semente é a radícula.
3. O embrião no interior da semente tem o seu desenvolvimento retardado até que ele
amadureça e tenha condições ideais para germinar. A retomada do desenvolvimento
do embrião ou germinação depende de muitos fatores internos e externos. Entre os
externos estão a água, o oxigênio e a temperatura. Sementes fotoblásticas têm sua
germinação também controlada pelo fator luz. É o caso de certas variedades de alface
e muitas epífitas de nossas matas. Podemos ainda citar as sementes que possuem
fotoblastismo negativo, isto é, só germinam em total ausência de luz, como por
exemplo algumas variedades de melancia.
Geralmente outros fatores como o vento, substâncias minerais do solo e a gravidade,
entre outros, também interferem no desenvolvimento das plantas.
A água é uma das condições fundamentais para germinação e desenvolvimento. As
sementes possuem pouca quantidade de água, entre 5% e 20%, assim é necessário
que a semente absorva água necessária para as atividades metabólicas. Depois da
absorção de água, as enzimas iniciam suas atividades, digerindo os nutrientes
necessários para o desenvolvimento do embrião.

Página 8 - ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO

Selecione algumas condições sugeridas pelos alunos e divida-os em grupos para
testar algumas dessas condições. Os grupos de alunos deverão propor experimentos para testá-las, seguindo a metodologia científica, ou seja, a partir de uma pergunta ou
hipótese, os alunos planejarão um experimento, desenvolverão uma metodologia e farão o registro e a análise. Auxilie os grupos no planejamento. Após a obtenção dos
resultados, auxilie os grupos a compararem os seus resultados com outros grupos que também testaram a mesma condição.

Página 10
1. Espera-se que os alunos identifiquem a água, a temperatura e oxigênio como fatores
necessários à germinação. O feijão não é uma semente fotoblástica. A luz não é
necessária para a germinação em si (desenvolvimento da radícula), mas é
fundamental para o seu desenvolvimento.
2. Porque não há água; assim, as sementes podem ficar longos períodos em
“dormência”, ou seja, em um período de inatividade que pode ser quebrado quando
ocorrer uma condição favorável para o seu desenvolvimento.
3. O aluno pode propor um experimento como, por exemplo, deixar algumas sementes
com água e luz e outras com água e sem luz.
4. A reserva vem dos cotilédones da semente.


Página 11 - LIÇÃO DE CASA
1. Resposta variável, podendo ser um gráfico de barra. Segue modelo
2. O grupo 1. Aproveite para discutir com seus alunos o que é um grupo controle. O
grupo controle é vital para o estudo de uma variável. No grupo controle o fator
(variável estudada) não é aplicado.
3. O grupo 2 teve um crescimento menor e apresentou menos folhas. Isso pode ser
explicado como consequência da areia ter menos nutrientes do que na terra adubada.
Embora a planta realize fotossíntese para o seu desenvolvimento, os nutrientes
essenciais são fundamentais para diversas funções internas da planta. A falta deles
pode ser prejudicial ao vegetal.
4. O grupo 3 cresceu mais, mas as folhas e o caule ficaram amarelados. Nessas
condições, a planta tem um maior desenvolvimento em altura; isso pode ser
importante para que ela alcance uma região iluminada com mais rapidez.
5. O grupo 4 cresceu em direção à área iluminada, assim pôde alcançar uma área mais
iluminada e ser favorecido pela realização de fotossíntese. Aproveite para
desenvolver com seus alunos o nome do crescimento por eles pesquisado,
fototropismo positivo.
6. A falta de água.

Página 13 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa c.
2. Fecundação por meio do tubo polínico, o que representa independência da água para
a fecundação; ocorrência de fruto que protege a semente e o embrião; semente
contendo reservas nutritivas que garantem o início do desenvolvimento embrionário;
grande capacidade de disseminação das sementes.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - DIVERSIDADE NO REINO ANIMAL

Página 14 - Para começo de conversa

Os animais são multicelulares, heterotróficos e possuem células eucariontes. Há também, características embriológicas comuns a todos os animais.

PESQUISA EM GRUPO
1. Resposta variável. Espera-se que os alunos organizem os grupos segundo os critérios
como: simetria, tipo de nutrição, mobilidade, e saibam as principais diferenças entre
reprodução sexuada e assexuada, bem como características mais específicas, como
presença ou não de celoma.
2. Resposta variável . Espera-se que a analise deste esquema gere uma discussão com
os alunos sobre a evolução dos grupos animais.
3. Os poríferos, esponjas marinhas, pois não possuem sistemas e tecidos.
Provavelmente, são muito semelhantes aos primeiros animais.
4. Todos, menos os dos poríferos. O sistema digestório pode ser completo ou fechado e é responsável pela ingestão, pelas modificações físicas e químicas dos alimentos e
posterior absorção dos nutrientes para que sejam utilizados pelo organismo.
5. Assimétricos: esponjas marinhas (Poríferos).
Simetria radial: água-viva, anêmonas e estrela-do-mar (Cnidário e Equinodermos).
Simetria bilateral: demais.
A simetria bilateral facilita a locomoção, a obtenção de alimento, a organização do
sistema sensorial etc.
6.Filo Reprodução
Porífero assexuada e sexuada
Cnidário assexuada e sexuada
Platelmintos assexuada e sexuada
Nematódeos sexuada
Anelídeos sexuada
Moluscos sexuada
Artrópode – inseto sexuada
Artrópode – aracnídeo sexuada
Equinodermo sexuada
Cordado – Vertebrado sexuada
Os grupos de animais podem ter reprodução assexuada e sexuada, entretanto, alguns
grupos têm somente a sexuada. Na sexuada, há junção de gametas, o que não ocorre
na reprodução assexuada.
7. Filo Sistema Nervoso Circulatório Respiratório
Porífero ausente ausente ausente
Cnidário forma de rede ausente ausente
Platelmintos presente ausente ausente
Nematódeos presente ausente ausente
Anelídeos presente presente/fechado presente/cutânea
Moluscos presente presente/fechado presente/brânquias ou
pulmões
Artrópode – inseto presente presente/aberto presente/traqueal
Artrópode – aracnídeo
presente presente/aberto presente/ pulmões foliáceos
Equinodermo presente presente/aberto reduzido presente/branquial
reduzido Cordado – Vertebrado
presente presente/fechado presente/brânquias ou pulmão


Página 16 - LIÇÃO DE CASA

1. Sistema Nervoso: o Sistema Nervoso é o principal regulador das funções orgânicas.
Esse controle é realizado por meio de impulsos nervosos. Apresenta as funções:
sensorial, motora e associativa.
Sistema Circulatório: é responsável pela distribuição de elementos essenciais para
todas as partes do organismo, assim como a remoção de gás carbônico e outros
resíduos dos tecidos.
Sistema Respiratório: é o sistema que proporciona as trocas gasosas entre o
organismo e o meio.
2. Durante o desenvolvimento embrionário, por meio de mitoses sucessivas, o zigoto
origina blastômeros que, organizados de forma compacta, recebem o nome de
mórula. A mórula origina a blástula, a gástrula e a nêurula. As características
relacionadas ao desenvolvimento dos organismos são importantes para a
compreensão da evolução dos grupos. Características que podem ser utilizadas para
relacionar os grupos de seres vivos:
a) Número de folhetos germinativos.
• Diblásticos (dois folhetos: ecto e edoderma) – Cnidária.
• Triblásticos (três folhetos: ecto, endo e mesoderma) – de Platelmintos a
Cordados.
b) Origem da boca (blastóporo).
• Protostômios (blastóporo origina a boca) – Cnidária a artrópodes.
• Deuterostômios (blastóporo origina o ânus) – Equinodermos e Cordados.
c) Cavidade interna (celoma).
• Acelomados (três camadas cavidade ausente). Ex: Platelmintos.
• Pseudocelomados. Ex: Nematódeos.
• Celomados. Ex: de Moluscos a Cordados.
Utilizar figuras que demonstrem as etapas do desenvolvimento embrionário
pode ajudar os alunos a identificar as características indicadas.

Página 17 - PESQUISA EM GRUPO

1. Presença de coluna vertebral, crânio, mandíbula, quatro membros etc.
2. Subgrupo Características
Anfíbios Pele úmida, ectotérmico
Peixes Esqueleto ósseo ou cartilaginoso, aquáticos, respiração
branquial, presença de escamas
Mamíferos Presença de pelos e glândulas mamárias, endotérmicos
Aves Presença de penas, endotérmicos
Répteis Pele queratinizada, presença de ovo com casca
3. Os ectotérmicos (peixes, anfíbios e répteis), em geral, apresentam menor atividade
em dias frios, o que não ocorre com os endotérmicos (mamíferos e aves), que
mantêm a temperatura constante do corpo independentemente do ambiente externo e são ativos em dias frios e quentes.

Página 18 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa b.
2. Alternativa d.
3. a) Simetria radial: medusa (água-viva) e coral. Esponjas são assimétricas. Os que
têm simetria bilateral são a planária, a minhoca e o besouro.
b) Na simetria bilateral, existe um eixo principal que divide o animal em duas
partes. No caso da simetria radial, esse eixo não existe, podendo o animal ser
dividido em múltiplos planos de corte que passam pelo centro geométrico do corpo.
c) A larva da estrela-do-mar apresenta simetria bilateral. Na fase adulta, a estrelado-
mar tem simetria do tipo radial.
4. a) Insetos.
b) Esqueleto externo que oferece proteção e asas que permitem a exploração de
diversos e novos ambientes.


SITUAÇÃO DE APENDIZAGEM 4
NUTRIÇÃO HUMANA: DIGESTÃO, RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO

Página 20 - Para começo de conversa

Resposta pessoal. Os alunos geralmente citam os alimentos e oxigênio como fundamentais para realização das atividades. Identificam ainda os órgãos dos sistemas digestório, respiratório e circulatório como necessários para a realização dessas atividades. Não aprofunde a discussão nesse momento.


Página 20 - Leitura e Análise de Texto

1. Cardiovascular: responsável pela condução, distribuição e remoção de diversas
substâncias no corpo.
Digestório: responsável por obter os nutrientes necessários às diferentes funções do
organismo.
Respiratório: responsável pela entrada e saída de ar do nosso organismo, faz as trocas
gasosas do organismo com o meio ambiente.
2. Ele sofre transformações físicas e químicas, nas quais são obtidas partículas menores
que serão absorvidas pelo organismo.
3. É o conjunto de atividades de transformações que ocorrem no interior de nossas
células, necessárias para as nossas atividades diárias. Metabolismo basal é a energia
(medida em calorias) gasta pelo corpo no descanso para manter as funções normais.
Esse trabalho contínuo abarca mais de 60-70% das calorias que usamos e inclui o
batimento cardíaco, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.

Página 22 - LIÇÃO DE CASA

1. O sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos.
Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele
deve ser constantemente impulsionado ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a
bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de
vasos sanguíneos.
Os órgãos do sistema digestório são responsáveis pela: ingestão, digestão, absorção
de nutrientes e eliminação de partículas não utilizadas pelo organismo. São eles:
boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Ainda possui glândulas anexas como as glândulas salivares, fígado e pâncreas. A
boca é responsável pela ingestão e início da digestão de amido. O estômago, pela
digestão de proteínas pelo suco gástrico que é produzido pelas paredes do próprio
estômago. A maior parte da digestão ocorre na primeira porção do intestino delgado,
o duodeno, sob ação dos sucos intestinais, produzidos pela parede do próprio
intestino, e suco pancreático, produzido pelo pâncreas. A bile auxilia a digestão das
gorduras. As duas últimas porções do intestino delgado são responsáveis pela
absorção dos nutrientes simples. O intestino grosso absorve água e sais minerais e
direciona parte do que não foi absorvido para o reto, a fim de que seja eliminado
pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como as
K e B12.
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários
órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses
órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os
bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões. Os pulmões são
constituídos por alvéolos responsáveis pelas trocas gasosas entre sangue e ar. A base
de cada pulmão apoia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o
tórax do abdômen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os
músculos intercostais, os movimentos respiratórios.
2. Os tecidos são constituídos por células, isto é, tecidos são conjuntos de células
organizados para desempenharem determinada função. Os nutrientes são utilizados
pelas células na produção de novas substâncias que integrarão as células e permitirão
o seu desenvolvimento e reprodução. Essas novas células são necessárias para
reposições dos tecidos.
Calculando a necessidade energética total (NET):


Página 22
3. Ana Silvana Carlos Antônio Cibele César
GEB 1379,6 1300,1 1651,1 1893,5 1527,5 1612,5
NET 2510 2028 3467 2935 2383 2870
1. Sim, os homens têm maior gasto energético devido à maior quantidade de massa
muscular.
2. Ana tem uma atividade física mais intensa, é professora de ginástica, assim necessita
de maior quantidade de energia.
3. Ela provavelmente irá emagrecer.
4. É esperado que Ana ganhe peso.
5. Funções do metabolismo basal (respiração, circulação, funcionamento de órgãos
vitais).


Página 24 - PESQUISA EM GRUPO


Espera-se que os alunos considerem aspectos como: ter conhecimento dos alimentos
ingeridos; ingerir os alimentos de cada grupo de acordo com a pirâmide; verificar
quantidade e qualidade de gorduras ingeridas; consumir fibras em quantidade adequada;
ter uma dieta diversificada, rica em fibras e vegetais.
1. Nutrientes Funções Alimentos ricos em Carboidratos Fornecer energia às células Cereais, massas, doces etc.
Lipídios Fornecer energia às células Manteiga, toucinho, carnes gordas, amendoim, soja etc.
Proteínas Principais constituintes estruturais das células Carnes, ovos, feijão, soja etc.
Sais minerais Essenciais para o metabolismo Frutas, verduras, carne, leite etc.
2. a) Produto A, pela quantidade de proteína e cálcio.
b) O produto C. O produto B tem 84 kcal em 120 g e o produto C tem 142 kcal em
30 g, portanto o produto C é mais calórico.
c) Cerca de 18 unidades.
d) O produto B apresenta carboidratos em grande quantidade e apresenta, ainda,
proteínas. Os carboidratos são as principais fontes de energia para o nosso organismo
e as proteínas são fontes de energia e de matéria-prima para a sobrevivência do
organismo.


Página 27 - LIÇÃO DE CASA

1. Resposta variável, devendo conter informações básicas como:
Boca: mastigação – redução dos alimentos em pedaços menores; início da digestão
do amido pela amilase salivar ou ptialina, transformando-o em maltose (duas
moléculas de glicose ligadas) e dextrinas (três a quatro moléculas de glicose ligadas).
Estômago: início da digestão das proteínas pela enzima pepsina produzindo pequenas
cadeias de aminoácidos chamadas oligopeptídeos. Os carboidratos e as gorduras não
sofrem transformações no estômago.
Intestino delgado: completa-se a digestão dos carboidratos e das proteínas e ocorre a
digestão dos lipídios. No intestino delgado atuam o suco entérico (ou intestinal) e o
suco pancreático (produzido pelo pâncreas). As principais enzimas do suco entérico
são as peptidases, que atuam na digestão dos oligopeptídeos, transformando-os em
aminoácidos, e as carboidrases, que atuam na digestão da maltose e da sacarose. As
principais enzimas do suco pancreático são a tripsina, que digere proteínas, a lípase
pancreática, que digere os lipídios que foram transformados em gotículas
microscópicas pelos sais biliares da bile, e a amilase pancreática, que digere
carboidratos como a amido e o glicogênio.
Os carboidratos, proteínas e lipídios que entraram no sistema digestório pela boca, no
duodeno estão transformados em moléculas pequenas que podem ser absorvidas pela parede do intestino delgado. Os carboidratos foram transformados em glicose, as
proteínas em aminoácidos e os lipídios em ácidos graxos e glicerol.
2. Suco digestivo Enzimas pH ótimo Local de atuação Substrato digerido
Saliva Amilase salivar Neutro
pouco alcalino
Boca Polissacarídeo
Suco gástrico Pepsina Ácido Estômago Proteínas
Suco pancreático Tripsina Alcalino Intestino delgado Proteínas e peptonas
Suco pancreático Amilopsina Alcalino Intestino delgado Polissacarídeo
Suco pancreático Lípase Alcalino Intestino delgado Lipídios
Suco entérico Lactase Alcalino Intestino delgado Lactose
Suco entérico Sacarase Alcalino Intestino delgado Sacarose
Suco entérico Aminopeptidase Alcalino Intestino delgado Peptídeos
(oligopeptídeos)



Página 28 - VOCÊ APRENDEU?


1. Alternativa c.
2. Alternativa a.
4. a) Estômago, porque no estômago há o suco gástrico que possui ácido.
b) Amilase salivar; boca.
c) Elas não funcionariam, pois as proteínas desnaturariam e perderiam sua função.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
A REPRODUÇÃO EM ANGIOSPERMAS E EM HUMANOS

Para começo de conversa


1. Reproduzir significa produzir novamente, isto é, copiar-se.
2. Os principais tipos de reprodução são: sexuada e assexuada. O brotamento nos
poríferos e a bipartição em bactérias são exemplos de reprodução assexuada. Quase
todos os organismos reproduzem sexuadamente. Bactérias e protozoários, embora
não produzam gametas, trocam material genético. Em todos os grupos de plantas é
possível encontrar reprodução assexuada e sexuada.
3. Não só as angiospermas. As flores servem para reprodução.

Página 30 - Leitura e Análise de Texto
1. O texto cita a fertilização, conhecida também como fecundação, que é a união das
células reprodutoras (gametas).
2. Espera-se que os alunos identifiquem os processos de produção e dispersão dos
gametas (células reprodutoras).


Página 31 - ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO
a) Os óvulos (células femininas) e os grãos de pólen (as masculinas). Professor,
cada grão de pólen é normalmente constituído por uma célula haploide. O núcleo
haploide sofre uma divisão mitótica comum, originando dois núcleos que participam
do processo de fecundação. O óvulo contém a oosfera. Converse com os alunos
durante a correção.
b) A célula feminina nos ovários e a masculina na antera.
c) A fecundação ocorre no ovário da flor.

Página 33 - LIÇÃO DE CASA


1. Polinização é o transporte do pólen da antera ao estigma. Espera-se que os alunos
relacionem o perfume, a presença do néctar e até o formato do pólen aos processos
que garantem este transporte: água, vento ou animais como insetos, pássaros etc.
2. Espera-se que os alunos identifiquem a formação do tubo polínico, a formação do
zigoto e do núcleo triploide (3n), bem como o desenvolvimento do embrião a partir
do zigoto e do endosperma a partir do núcleo 3n.
3. Espera-se que os alunos percebam que, na maioria dos casos, os ovários se
desenvolvem transformando-se em frutos.
4. Espera-se que os alunos identifiquem que os zigotos desenvolvem-se em embriões
que ficam localizados no interior das sementes.

Página 34 - Aprendendo a Aprender

Estrutura Angiospermas Seres humanos
Feminino Masculino Feminino Masculino
Gametas Estão no Óvulo* Estão no grão de Pólen*
Óvulo Espermatozoides
Produção de gametas Ovários Antera Ovários Testículos
Transporte do gameta masculino
Polinização até o estigma, o grão de pólen desenvolve em tubo chamado de polínico que cresce até chegar ao ovário.
Pênis transporta o espermatozoide para o corpo feminino; dentro da mulher o espermatozoide “nada” até o óvulo.
Fecundação e formação do zigoto
O tubo polínico transporta o núcleo espermático que fecunda a oosfera que está dentro do óvulo.
O óvulo é penetrado pelo espermatozoide nas tubas uterinas.
* O óvulo contém a oosfera e o pólen, os núcleos polares ou espermáticos.


Página 35 - Leitura e Análise de Texto


Espera-se que os alunos identifiquem a atuação sobre o tubo polínico.


Página 35 - VOCÊ APRENDEU?
1. a) O óvulo contém o gameta feminino (oosfera) e está contido no ovário. Após a fecundação da oosfera pelo núcleo espermático do tubo polínico, o óvulo origina a semente que contém o embrião (2n) e o endosperma de reserva (3n). O fruto é originado a partir do desenvolvimento do ovário fertilizado.
b) Sementes são produzidas pelas plantas que produzem flores: as angiospermas.
As sementes garantem a proteção do embrião e contribuem para a dispersão destes vegetais no ambiente terrestre.
2.
3. a) Não. Pinheiros (gimnospermas) e ipês (angiospermas) são plantas produtoras de grãos de pólen. Musgos e samambaias formam esporos.
b) Plantas como samambaias produzem esporos que germinam formando prótalos, geralmente hermafroditas. Os grãos de pólen germinam formando tubos polínicos.
4. Alternativa c.
5. Alternativa d.
6. Alternativa c.

Página 37 - Aprendendo a Aprender
1. Quando a célula se divide por mitose, o resultado são duas células iguais com a mesma quantidade de material genético; quando se reproduz por meiose, o resultado são quatro células com metade do material genético.
2. Antes da divisão celular, o material genético copia-se. Esse material será misturado ou não, de acordo com o tipo de reprodução.
Os gametas são produzidos por meiose que separa os cromossomos homólogos (pareados) e origina quatro células com metade do material genético. Na fecundação, os pronúcleos dos gametas se fundem, formam um núcleo diploide e o número de cromossomos volta a ser o número próprio da espécie. Há, portanto “mistura” de material genético dos pais.
3. Há possibilidade da ocorrência de falhas, isto é, pequenos erros no processo de cópia, originando células filhas não exatamente iguais à célula mãe. Este é o conceito de mutação. Tais mutações podem modificar características dos indivíduos ou ser totalmente irrelevantes. Mutações ocasionam o aparecimento de novas formas de um gene (alelos). Muitas doenças humanas sérias são causadas por mutações. Quando ocorrem nas células germinativas, são transmitidas para as gerações seguintes.
4. Na reprodução sexuada ocorre mistura de material genético. Essa mistura não ocorre na assexuada. A reprodução sexuada e as mutações constituem o princípio da variedade das espécies.


Página 39 - VOCÊ APRENDEU?

1. A presença de vasos condutores, o que torna mais eficiente o transporte de líquidos e nutrientes.
2. As angiospermas, as flores coloridas, atraentes e, muitas vezes, perfumadas, atraem os agentes polinizadores que promovem a fecundação cruzada. Os frutos auxiliam na dispersão dos embriões.
3. Resposta variável. Ver quadro produzido na Situação de Aprendizagem 2.
4. O amido presente no pão será digerido por enzimas presentes na boca e no intestino delgado.
5. Arroz: carboidrato; carne: proteína; salada: sais, vitaminas e fibras.
O amido presente no arroz será digerido por enzimas presentes na boca e no intestino
delgado, transformando-se em glicose. As proteínas presentes na carne serão
digeridas por enzimas presentes no estômago (suco gástrico) e intestino delgado
(suco entérico e pancreático) e transformadas em aminoácidos.

Leitura e Análise de Texto
1. Assexuada ocorre por mudas, isto é, gemas existentes no rizoma que originam novas bananeiras a partir de partes das bananeiras preexistentes.
2. Procuravam conseguir mudas de melhor qualidade, isto é, resistentes a pragas.
3. Não, pois originam plantas diferentes, anãs, de baixa produtividade.
4. Mutação.