domingo, 11 de outubro de 2009

Caderno do Aluno Biologia –2ª série - Volume 2

Páginas 14 a 17

1. Ele cruzou ervilhas puras com características distintas (lisa e rugosa) e, a partir da
análise dos resultados, produziu um modelo explicativo para a herança dessa
característica.
2. Lisas e rugosas puras, ou seja, que só produzem ervilhas semelhantes. As ervilhas
híbridas produzidas foram cruzadas entre si.
3. Lisa é dominante e rugosa é recessiva.
4. A característica dominante é a que aparece no híbrido.

Página 18 - LIÇÃO DE CASA

O esquema de síntese, que apresenta as gerações estudadas e o modelo proposto, pode
ser semelhante ao apresentado a seguir.

VOCÊ APRENDEU?
1. Que a característica malhada é recessiva em relação à preta, ou seja, as cabras pretas
em questão são heterozigotos (Aa) e o fator “a” que condiciona pele malhada não se
manifesta nesta condição.
Cabras novas Sexo Fenótipo Genótipo

James Watson ♂ Preto A -
Francis Crick ♂ Malhado aa
Thomas Morgan ♂ Preto A -
Rosalind Franklin ♀ Preto A -
Barbara Mclintock ♀ Preto A -
Lee Margoulis ♀ Preto A -


Rosalind
Franklin
AA
Barbara Mclintock
Aa
Lee Margoulis
AA
James Watson
AA
100% de filhotes
pretos
100% de filhotes pretos 100% de filhotes
pretos
Francis Crick
aa
100% de filhotes
pretos
50% de filhotes pretos e
50% de filhotes
malhados
100% de filhotes
pretos
Thomas
Morgan
Aa
100% de filhotes
pretos
75% de filhotes pretos e
25% de filhotes
malhados
100% de filhotes
pretos
2. Os alunos podem escolher Thomas Morgan e Barbara Mclintock, esquecendo-se que
o casal ideal é Francis Crick (que é malhado e, portanto, aa) e Barbara Mclintock
(que é Aa).
Neste cruzamento, 50% dos filhotes serão pretos e 50%, malhados: ♂ aa X ♀ Aa =
50% Aa e 50% aa.
3. A característica cor preta é dominante sobre a malhada. Francis Crick é homozigótico
recessivo (aa). James Watson, Rosalind Franklin e Lee Margoulis são homozigóticos
dominantes (AA). Thomas Morgan e Barbara Mclintock são heterozigóticos (Aa).

Página 20 - LIÇÃO DE CASA

1. A resposta depende da espécie e das características escolhidas pelo aluno.
2. No caso de cães, por exemplo, fica bastante evidente que as características
priorizadas no passado não são as mesmas que se priorizam atualmente. No passado,
por exemplo, um bom cão de caça tinha que possuir certos atributos como olfato
aguçado e resistência física. Atualmente, a seleção de raças de cães visa outros
atributos como, por exemplo, estética e o caráter de ser manso para o convívio com
crianças.
3. Espera-se que os alunos façam referência aos cruzamentos preferenciais entre irmãos
e entre filhos e pais (retrocuzamento).

Página 21 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa c.
2. Alternativa c.
3. Alternativa c.
4. a) Não, ela é causada por alelos recessivos, já que não existem outros casos de
fenilcetonúria na família, mas os irmãos possuem a doença. Dessa forma, os pais do
casal são heterozigotos e normais. A frequência da doença na população não tem
relação com a dominância ou recessividade.
b) Os pais da criança podem ser heterozigotos e ambos podem passar o alelo
recessivo, tendo um filho doente.
5. a) Podemos obter plantas com frutos ovais ao cruzar os híbridos obtidos do
cruzamento das plantas puras homozigóticas.
b) Eles serão 25% das plantas obtidas no cruzamento dos híbridos.

Página 22 - PESQUISA INDIVIDUAL
Aconselhamento genético é um procedimento clínico muito útil no diagnóstico e no
acompanhamento de familiares de pessoas portadoras de doenças genéticas. Há uma
série de doenças genéticas, entre elas as denominadas síndromes cromossômicas como a
síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), Turner (monossomia do
cromossomo X) e Klinifelter (XXY). Além destas há as doenças cuja manifestação
depende de alterações em um único gene ou em poucos genes. É o caso, por exemplo,
das distrofias musculares, da fibrose cística e da hemofilia.
Há diversos profissionais envolvidos, entre eles psicólogos, geneticistas, biólogos e
médicos.
Os exames mais comuns são os exames de DNA e o cariótipo, além de outros
específicos para cada tipo de doença.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - O PROCESSO MEIÓTICO

Página 23 - Para começo de conversa

1. Uma célula que sofre mitose produz duas células-filhas.
2. Quanto ao conteúdo genético, as células-filhas são idênticas entre si e com relação à
célula que lhes deu origem.
3. Em nosso organismo a mitose ocorre em células somáticas – células que formam
todos os tecidos diferenciados de nossos tecidos e órgãos.

Página 24 - PESQUISA INDIVIDUAL

1. Na mitose são produzidas duas células com o mesmo número de cromossomos da
célula original. Se este processo ocorresse na formação dos gametas, em cada
fecundação seriam produzidos indivíduos com o dobro de cromossomos de seus pais
e assim sucessivamente.
2. Nas espécies com reprodução sexuada, o número de cromossomos é mantido
constante, pois na formação dos gametas ocorre um processo de divisão que produz
células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula original. Na
fecundação, é restaurado o número de cromossomos da espécie.
3. Esse processo é chamado de meiose e é um tipo de divisão celular no qual uma
célula diploide dá origem a quatro células haploides (gametas).
4. Os principais eventos que ocorrem no processo meiótico são: a duplicação dos
cromossomos; o emparelhamento dos cromossomos homólogos; permutação
cromossômica (crossing-over), a separação dos cromossomos homólogos e a
separação das cromátides-irmãs.
5. Na intérfase, que antecede a meiose, todo o material genético é duplicado. Por esta
razão, cada cromossomo passa a possuir duas cromátides (as cromátides-irmãs).
6. Cromossomos homólogos são aqueles que carregam genes equivalentes,
normalmente em pares, sendo herdados um de cada progenitor (um do pai e outro da
mãe). No início da primeira divisão da meiose, os cromossomos homólogos
posicionam-se lado a lado em todo o seu comprimento, ou seja, emparelham-se.
7. Em seguida, os homólogos separam-se e migram para polos opostos da célula,
originando duas células, cada uma delas com apenas um cromossomo de cada par de
homólogos. Nessa fase, apesar de cada cromossomo ser constituído de duas
cromátides-irmãs, as duas células formadas já são qualitativamente haploides, isto é,
apresentam apenas um representante de cada cromossomo.
8. Na segunda divisão da meiose, as cromátides-irmãs separam-se, migrando para polos
opostos, e são incluídas em células diferentes, de modo que, ao final da meiose, há a
formação de quatro células haploides ou gametas.
9. Imagem a seguir.

Página 28 - ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO

1. Cada rolinho de massa de modelar representa um cromossomo.
2. Os cromossomos que foram representados são homólogos e, portanto, portadores dos
alelos do mesmo gene. Após a duplicação, cada cromossomo passa a ser constituído
de duas cromátides idênticas (cromátides-irmãs).
3. Uma cromátide-irmã foi copiada da outra no momento da duplicação, portanto, se o
alelo presente em uma cromátide é A, a sua cromátide-irmã, copiada da cromátide
presente, terá também o alelo A.
4. Dois posicionamentos são possíveis: AA BB e aa bb ou AA bb e aaBB.
5. Na primeira divisão da meiose ocorre o emparelhamento dos cromossomos
homólogos e a migração dos homólogos para polos opostos, com a inclusão desses
em células diferentes. Na segunda divisão ocorre a separação das cromátides-irmãs
num processo semelhante à mitose.
6. Uma célula AaBb forma, ao final da meiose, somente dois tipos de gametas: AB e ab
ou Ab e aB, dependendo da posição relativa dos cromossomos portadores dos dois
genes.
7. De acordo com a segunda lei de Mendel, são produzidos quatro tipos de gametas:
AB, ab, Ab e aB.
8. Sim, pois várias células entram em meiose na formação dos gametas de um indivíduo
AaBb; enquanto algumas células formam gametas AB e ab, outras poderão formar
outros dois tipos de gametas Ab e aB. Assim, serão produzidos os quatro tipos de
gametas: AB, ab, Ab e aB.

Página 30 - LIÇÃO DE CASA

Aqui os alunos irão se deparar com uma situação na qual não há segregação
independente, pois os lócus gênicos G e F encontram-se no mesmo cromossomo.
Assim, eles devem verificar que não há duas possibilidades de alinhamento como
ocorreu na situação em sala de aula.

Página 30 - VOCÊ APRENDEU?

1. a) 50%
b) 50% normais para pigmentação e 50% albinos.
c) 25%
2. O cromossomo recém-originado que ainda está ligado ao seu irmão pelo centrômero.
3. Mitose = 46 cromossomos. Meiose = 23 cromossomos.
4. Alternativa a.
5. Alternativa b.

Página 31 - Aprendendo a Aprender

1. Distribuição aleatória dos cromossomos homólogos pelos gametas e recombinação
ou crossing-over.
2. O crossing-over é um mecanismo de recombinação entre cromossomos homólogos
possibilitando novos arranjos gênicos.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 -A FAMÍLIA REAL

Página 32 - Para começo de conversa

Homem Homem ou mulher afetados
Irmãos de mesmos pais
Mulher Casal, homem e mulher normais
Pai, mãe e três filhos
Sexo indeterminado Casamento consanguíneo Gêmeos fraternos
Filiação Gêmeos monozigóticos
O heredograma da família Brasil seria semelhante ao apresentado a seguir.
Estudando a família Brasil
Características Fenótipos
João Maria Renata Pedro Paulo José Ana Camila Rafael Beatriz Carlos Ricardo
Óculos Sem Com Sem Sem com sem sem com sem sem com com
Sardas Com Sem Com Sem sem sem com sem com com sem com
Cabelo liso enrolado liso liso liso liso liso enrolado enrolado enrolado liso enrolado
3. • Usar óculos é uma característica recessiva em relação a não usar óculos, que é
dominante.
• Ter sardas é dominante sobre não ter sardas, que é recessiva.
• Cabelo enrolado é recessivo em relação a ter cabelo liso, que é dominante.

Página 34 - LIÇÃO DE CASA
1. Características Fenótipos
João Maria Renata Pedro Paulo José Ana Camila Rafael Beatriz Carlos Ricardo
Óculos Oo oo Oo Oo oo Oo Oo oo O_ Oo oo oo
Sardas Ss ss Ss ss ss ss Ss ss Ss S_ ss Ss
Cabelo E_ ee Ee Ee Ee Ee Ee ee ee ee E_ ee

Página 35 - ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO

Há diferentes respostas possíveis para este exercício. Quanto ao cabelo, os filhos só
podem ter cabelo encaracolado; com relação às sardas, podem ter (3/4) ou não ter (1/4).
Quanto aos óculos, podem vir a utilizar (1/2) ou não (1/2).
5. 50%. Não, continua 50%. Porque a proporção de gametas não se altera.
Nenhuma, pois Ricardo e Beatriz são homozigóticos para o tipo de cabelo e só
podem ter filhos com cabelos encaracolados. No entanto, a chance de nascer uma
criança com sardas seria de 75%.

Página 36 - VOCÊ APRENDEU?

1. Alternativa b.
2. Alternativa c.
3. a) Falso, pois casal de olho azul, recessivo, não pode ter filho de olhos castanhos
(dominante).
b) Afirmação verdadeira desde que um dos avós maternos também transmita o gene
recessivo para a mãe.
3. Alternativa d.
5. a) Aa x Aa
b) 25%

Página 38 - Aprendendo a Aprender

A segunda lei é aplicada quando analisamos a herança de duas características cujos
genes são de herança independente, ou seja, os lócus gênicos encontram-se em
cromossomos homólogos distintos.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 - CERTO CROMOSSOMO X

Página 39 - Leitura e Análise de Texto
1. 1865 – Publicação dos trabalhos de Gregor Mendel.
1891 – Hermann Henking havia descrito o cromossomo extra em células que
sofriam meiose para formar espermatozoides de insetos.
1902 – Clarence E. McClung associa a herança de um cromossomo extra com a
determinação do sexo masculino em insetos.
1905 – Edmund Beecher Wilson e Nettie Maria Stevens publicaram,
respectivamente, os artigos “Os cromossomos em relação à determinação do sexo em
insetos” e “Estudos na espermatogênese com referência especial ao cromossomo
acessório”.
2005 – A revista britânica Nature, um dos mais importantes periódicos científicos
do mundo, trouxe dois artigos com os resultados do sequenciamento do cromossomo
X e a determinação de seu padrão de expressão gênica em homens e mulheres.
2. A teoria deveria servir para explicar a determinação do sexo de todos os seres vivos.
No entanto, esse exemplo mostra que a determinação do sexo pode ser ambiental e
não genética, como estava sendo proposto.
3. Por ser um corpúsculo estranho, desconhecido até então, ele recebeu o nome de “X”.
4. Henking não acreditava que o corpúsculo descrito fosse um cromossomo devido à
sua morfologia distinta, ao fato de não parear com outros cromossomos durante a
meiose e de estar presente em apenas metade dos espermatozoides resultantes.
5. São aves do sexo feminino.
6. São mamíferos do sexo feminino.
7. No ZW/ZZ, as fêmeas apresentam dois cromossomos sexuais distintos. No XY/XX,
são os machos que apresentam dois cromossomos sexuais distintos. O ZW/ZZ é
comum em aves e o XY/XX, em mamíferos.
8. O texto discute como é a determinação do sexo: genética (pela presença de
cromossomos específicos) ou ambiental (pela temperatura, por exemplo).

Página 41 - LIÇÃO DE CASA

Na espécie humana, o sexo masculino é heterogamético porque possui um par de
cromossomos sexuais no qual ambos são diferentes entre si. Dessa forma, os homens
produzem dois tipos de espermatozoides, um carregando cromossomo X e outro
produzindo cromossomos Y.
Por isso é o pai quem determina o sexo na espécie humana. De acordo com o tipo de
espermatozoide que fecundará o óvulo, irá se formar um embrião masculino ou
feminino.
Analisando o cariótipo
1. De uma mulher, pois apresenta dois cromossomos X.
2. 46 cromossomos.
3. O tamanho dos cromossomos, do maior para o menor, exceto os sexuais.
4. Um cromossomo veio do pai e o outro, da mãe.

Página 43 - Leitura e Análise de Texto

1. Não, a maior parte das mulheres apresenta dois alelos iguais para o vermelho
comum.
2. Sim, mas apenas uma versão desse alelo.
3. O alelo vermelho-laranja é uma variação do alelo que codifica para o pigmento
responsável pela absorção do vermelho. Essa variação origina-se por mutação, ou
seja, uma alteração no DNA.
4. A frase está incorreta, pois o texto afirma que 40% das mulheres apresentam um pigmento a mais que lhes permite distinguir melhor as cores na faixa do espectro que vai do vermelho ao laranja. Mulheres que não apresentam a mutação discutida no texto enxergam a cor laranja pela combinação da luz absorvida pelos três outros pigmentos que absorvem o verde, o azul e o vermelho.

Página 44 - Herança ligada ao sexo na família Brasil
1. Nenhuma, pois eles herdariam o cromossomo Y do pai. Os cromossomos X de cada
um deles seriam provenientes da mãe.
2. Da sua mãe.
3. Carlos – Nula, pois ele envia o cromossomo Y.
Beatriz – 100%, pois ele envia o cromossomo X. Para as filhas, obrigatoriamente.
4. Só se recebeu outro cromossomo X com esse alelo de sua mãe.
5. Pedro, Paulo, José, Rafael e Carlos. Apenas os homens descendentes de João, por
herdarem o cromossomo Y dos pais.

Página 46 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa c.
2. Alternativa d.
3. a) O pai, pois os homens podem produzir dois tipos de espermatozoides. Os espermatozoides portadores de X dão origem a meninas e os portadores de Y, a meninos. A mãe produz gametas iguais, portadores do cromossomo X.
b) O gene da hemofilia é ligado ao cromossomo X, que um homem herda de sua mãe. Filhos homens herdam do pai o cromossomo sexual Y.
4. a) A probabilidade de Pedro ter herdado do pai o gene para daltonismo é zero, porque ele recebe do pai o cromossomo Y. Para Ana é 100%, porque ela recebe o cromossomo X d do pai que é daltônico X dY .
b) O homem é daltônico quando apresenta o genótipo X dY . Sendo homozigota, a mulher daltônica possui genótipo X d X d .