domingo, 2 de agosto de 2009

Veja a lista filmes com temáticas que podem cair no Enem

A três dias do (Exame Nacional do Ensino Médio), a ordem é relaxar.

E para você ficar longe dos livros, sem culpa, descobri uma lista com filmes que trazem questões possíveis de serem abordadas na prova."A linguagem do cinema é eficiente na educação, porque as obras servem como ponto de referência para as mais variadas discussões".
"O Enem tem a intertextualidade como característica. O exame mescla diferentes linguagens, prioriza o conteúdo multidisciplinar e os filmes estimulam essa capacidade de interpretação."
TEMAS PARA O ENEM
Temas para o Enem: a recolonização da África é abordada em "O Jardineiro Fiel"
"Não Por Acaso" apresenta problemas de uma metrópole, como o trânsito
AtualidadesAmérica Latina. Em evidência na mídia, acredita-se que as discussões sobre a América Latina devem estar presentes no exame. Sobre o tema, ele recomenda:
"
O Ano em que Meus Pais Sairam de Fërias" (Brasil, 2006), de Cao Hamburger
"Machuca" (Chile, 2004), de Andrés WoodAmbos mostram a vivência em regimes autoritários na América Latina, na década de 1970, sob a perspectiva de crianças. O primeiro se passa na ditadura brasileira, enquanto o segundo faz um panorâma do regime de Salvador Allende, no Chile.
"Buenos Aires, 100 km" (Argentina, 2004), de Pablo José Meza. O filme mostra como é a formação de um país na América Latina que sofreu colonização de povoamento. Eleições Americanas.
Outro tema em destaque, que pode ser refletido através das obras:
"
Leões e Cordeiros" (EUA, 2007), de Robert Redford, que aborda além das eleições a questão da formação militar.
"Candidato Aloprado" (EUA, 2006), de Barry Levinson. O longa satiriza as eleições mostrando discussões de bastidores do processo eleitoral.Recolonização da África.
Diferentes aspectos da intervenção no continente africano podem ser vistas em:
"Jardineiro Fiel" (EUA, 2005), de Fernando Meirelles
"Babel"(EUA, 2006), de Alejandro GonzálezMeirelles retrata as questões da indústria farmacêutica e da epidemia de Aids. Já o filme de González levanta a discussão sobre a globalização dos eventos, que não mais estão circunscritos a uma cultura.
Biocombustível"O álcool e os problemas contemporâneos do país podem ser abordados, por exemplo, através da questão do trânsito em grandes centros, como São Paulo", aposta Salgado.
"Não por Acaso" (Brasil, 2007), de Philippe Barcinski, é a dica para quem não está na capital e quer conhecer um pouco da metrópole.
Datas comemorativas
Aniversários de fatos marcantes na história costumam ganhar a atenção dos vestibulares, em geral. As sugestões são:
"Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" (Brasil, 1995), de Carla Camurati.
"Os Sonhadores" (França/Itália/Reino Unido, 2003), de Bernardo Bertolucci.
"Amantes Constantes" (França, 2005), de Philippe Garrel.A dica para o filme brasileiro é revê-lo tendo em mente o aniversário de 200 anos da vinda da família real para o Brasil. Já os estrangeiros retratam os acontecimentos de maio de 68, que completam 40 anos este ano. O primeiro mostra a realidade de um trio que "ficou no apartamento", enquanto o segundo traz o maio de 68 de jovens que foram para as ruas.
O elemento "viagem"
O professor aposta ainda em temas recorrentes na literatura como "a viagem". Segundo ele, "a prova do Enem costuma trazer elementos narrativos que permitem discussões sobre temas distintos." Para fazer essa relação, as sugestões são:
"Transamérica" (EUA, 2005), de Duncan Tucker, que aborda também a questão da sexualidade.
"
Uma Amizade Sem Fronteiras" (França, 2003), de François Dupeyron, com a discussão sobre muçulmanos e judeus na Europa.
"Segredos da Vida" (EUA, 1994), de Bill Forsyth, que mostra uma viagem ao longo da história da humanidade.
A formação do herói.
"No Enem, a literatura aparece diluída, diferentemente da forma como é cobrada nas provas de vestibulares tradicionais que exigem conhecimentos específicos sobre escolas literárias", explica.
O que o exame costuma trazer na prova são discussões sobre elementos da narrativa, como a formação do texto e da personagem. "A formação do herói é um tema recorrente na literatura e pode aparecer no Enem até de forma não tão clara".
A dica aqui são três filmes que abordam a construção do herói de maneiras distintas:
"Corpo Fechado" (EUA, 2000), de M. Night Shyamalan, mostra o embate entre o vilão e o herói.
"Hancock" (EUA, 2008), de Peter Berg, aborda a questão do herói que é mau caráter.
"Batman - O Cavaleiro das Trevas" (EUA, 2008), de Christopher Nolan, mostra o caráter, a formação do herói nas conversas entre o Curinga e o Batman.
O homem e a sociedadeSalgado aposta ainda que reflexões sobre o homem e a sociedade podem aparecer na prova de domingo. "As redações do Enem tendem a abordar discussões políticas e éticas".
Sugiro os seguintes filmes "para pensar":
"Instinto" (EUA, 1999), de Jon Turteltaub, com discussões antropológicas
"Nell" (EUA, 1994), de Michael Apted, aborda questões da linguagem.
"Laranja Mecânica" (Inglaterra, 1971), de Stanley Kubrick. O clássico traz o conceito de "utopia às avessas".
"Sobre Meninos e Lobos" (EUA, 2003), de Clint Eastwood, permite reflexões sobre justiça, ética, moral e relações humanas.
"Elefante" (EUA, 2003), de Gus Van Sant, levanta a questão do papel do jovem na sociedade atual.
"A Minha Vida de Cachorro" (Suécia, 1985), de Mitt Liv Som Hund, mostra como a cultura influencia a formação do indivíduo.
Matemática"Grande vilã para muitos alunos, a matemática aparece comumente no Enem misturada com interpretação de texto".
Para desenvolver a habilidade de relacionar os números com um contexto narrativo, sugiro:
"Uma Mente Brilhante" (EUA, 2005), de Ron Howard. O filme traz a teoria dos jogos e tem a aplicabilidade da matemática como pano de fundo.
"A Prova" (EUA, 2005), de John Madden, que mostra como surgem as teorias matemáticas.