sexta-feira, 10 de julho de 2009

Menino ou menina?

O sexo do bebê tem sido um assunto de intermináveis discussões: seria possível prevê-lo antes da concepção e, uma vez concebido, quais são os métodos de descoberta?

Esta é uma velha polêmica, desejo de alguns pais, dispensável para outros, mas recheada de crendices e explicações científicas.
Há especialistas, como a Dra. Carolina Ynterian, bioquímica especializada em biologia molecular e responsável por um recém-lançado produto que mede os níveis de ovulação e fertilidade da mulher para que a ela possa monitorá-los, que acreditam ser possível prever o sexo do bebê antes mesmo de gerá-lo.

Combinações genéticas
O que determina o sexo do bebê é o espermatozóide.
Os homens produzem espermatozóides masculinos e femininos (Y e X) respectivamente.
A combinação XX determina que o bebê será uma menina e a combinação XY determina que o bebê será um menino.
Segundo a Dra. Carolina Ynterian, o espermatozóide masculino tende a andar mais depressa conseguindo alcançar o óvulo mais rapidamente. Portanto, se a mulher quiser engravidar de um menino o correto é ter relações sexuais no dia em que está ovulando.
"O espermatozóide masculino apesar de mais rápido tem uma vida mais curta, portanto para chegar até o óvulo é necessário que este esteja o mais perto possível", defende Ynterian.
Já para engravidar de uma menina o correto seria ter relações sexuais algum tempo antes da ovulação, para que o espermatozóide feminino, que é mais lento, sobreviva e chegue até o óvulo - diferente do que acontecerá com o espermatozóide masculino, que morreria antes de chegar.

Ultra-som e exame de sangue
O fato é que, com o desenvolvimento e aprimoramento da medicina, estão sendo desenvolvidas técnicas que vão além do ultra-som para descobrir o sexo do bebê. "Um ultra-som morfológico é indicado entre a 20ª e a 24ª semana. quando os órgãos já estão bem definidos e é possível diagnosticar precisamente más-formações de pés, mãos, face, coluna, coração, trato urinário e diafragma", afirma Luiz Roberto Milano Silva, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. "É possível também, com quase 70% de acerto, determinar o sexo do bebê", diz. Mas já a partir da 8a. semana de gravidez, qualquer mulher gestante pode realizar o exame conhecido como teste de Sexagem Fetal, ou seja: a determinação pré-natal do sexo fetal por meio de análises de DNA do sangue materno.
Durante a gestação, existe uma pequena quantidade de células fetais para o sangue materno. O exame destas células revelaria as condições do feto por um processo simples, pois requer apenas um pouco da amostra do sangue materno.
O princípio do exame se baseia na identificação de partes do cromossomo Y na circulação materna. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y, fica fácil à pesquisa, sendo interpretada da seguinte forma: a presença do cromossomo Y no sangue materno, significa que o bebê é do sexo masculino e a ausência deste cromossomo significa que o bebê é do sexo feminino.
O fato da mãe ser gestante pela 2ª. ou mais vezes não interferem no resultado, pois o exame analisa o sexo do bebê durante a gestação. Fique bem claro que a indicação deste exame é apenas para verificar o sexo do bebê e não o estudo de alguma anomalia.
O resultado do exame é liberado a partir de um semana, é rápido e seguro.
Em casa
Uma empresa americana promete desvendar em casa, com um teste de urina às dez semanas de gravidez, o sexo do bebê. A companhia chama-se IntelliGender e, segundo ela, testes confirmaram 80% de confiabilidade.
Ao combinar com os hormônios maternos presentes na urina a uma mistura de substâncias químicas, o teste - semelhante aos testes de gravidez - revelaria o sexo do bebê em apenas dez minutos.
Segundo o jornal El País, até ao momento, a companhia não revelou que tipo de substâncias utiliza, uma vez que ainda está em processo para obter a patente do produto.
Em declarações à CNN, Rebecca Griffin, uma das vice-directoras da IntelliGender, sublinhou a possibilidade de os futuros pais poderem satisfazer a sua curiosidade em relação ao sexo do filho antes das 20 semanas de gestação. Mas recomenda que seja o médico a confirmar o resultado num estado mais adiantado da gravidez.