segunda-feira, 1 de junho de 2009

As imagens e os sons das mudanças climáticas

O Brasil é o quarto maior poluidor do mundo e conquistou essa triste posição principalmente com o desmatamento de suas florestas - 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa vêm da destruição de regiões como a amazônica e alterações no uso do solo. Em 80% das áreas já desmatadas a principal atividade é a pecuária. Números como esses colocam o Brasil em papel de destaque na próxima reunião da ONU sobre clima, que acontece em dezembro em Copenhague, capital da Dinamarca.
E o caminho para Copenhague passa por seis capitais brasileiras que, a partir de 1o. de junho, receberão a exposição Salvar o Planeta. É Agora ou Agora. A mostra, promovida pelo Greenpeace em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Salvador e Belo Horizonte, vai até o dia 7 de junho e reúne 16 painéis fotográficos e uma tenda sensorial que permitirão aos visitantes terem uma visão geral da urgência do tema das mudanças climáticas e quais as soluções possíveis e viáveis. A entrada é gratuita.
A exposição Salvar o Planeta. É Agora ou Agora faz parte do esforço global do Greenpeace para alertar a população brasileira e pressionar o governo brasileiro a agir para combater o aquecimento global.
Os visitantes poderão ver imagens dos impactos das mudanças climáticas (como a elevação dos níveis dos mares e a perda de biodiversidade), suas causas (desmatamento e uso de fontes poluentes de energia) e as soluções propostas pelo Greenpeace - preservação da Amazônia, uso de fontes renováveis de energia e criação de áreas marinhas protegidas.

CONFIRA A AGENDA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE:

SÃO PAULO - O que: Exposição Salvar o Planeta. É Agora ou AgoraOnde: Shopping Bourbon Pompéia – Rua Turiassú, 2100 - PompéiaQuando: de 2 a 6 de junho, das 10 às 22 horas. No dia 7, das 14 às 20 horas.