terça-feira, 16 de junho de 2009

Caderno do Aluno - Correção dos Exercícios - 3ª séries do E. Médio - Ref. 1º Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - COLOCANDO A VIDA EM ORDEM

Página 3 - Começo de conversa
Espera-se que identifiquem situações cotidianas que utilizam sistemas de classificação como organização de armários, livros, programas, jogos etc.

Páginas 3 e 4 - Exercícios de classificação
1. Espera-se que dividam os objetos em grupos segundo critérios estabelecidos por eles mesmos. A presença de porcas, o tipo de “cabeça” achatada ou arredondada, a ausência ou não de ponta, são critérios que podem ser adotados pelos grupos.
2. Espera-se que reflitam sobre os critérios adotados, avaliando a pertinência dos mesmos.
3. Espera-se que continuem dividindo os grupos em subgrupos segundo critérios identificáveis nas figuras estabelecidos por eles mesmos.

Página 5 - LIÇÃO DE CASA
Identificando peixes
•Primeira coluna: linguado, jaguareçá, enguia.
• Segunda coluna: saramunete, raia, baga-baga.
• Terceira coluna: papudinha, baiacu, trombeta.

Páginas 6, 7 e 8 - PESQUISA INDIVIDUAL

Identificando os grupos de peixes
Aulostomus - Peixe-trombeta ou trombeteiro
Paralichthys - Linguado
Lagocephalus - Baiacu
Holocentrus - Jaguareçá
Myripristis - Baga-baga
Pempheris - Papudinha
Pseudopeneus - Saramunete
Anguilla - Enguia
Dasyatis - Raia

1. Como colocaram apenas o nome dos gêneros, muitas espécies podem ter aparecido.
2. Não. Os nomes correspondem aos gêneros, portanto, os alunos devem encontrar
várias espécies diferentes.

Classificação do seres vivos

Seres vivos Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie
(nome popular)

urso-polar Animália/ Chordata/ Mammalia/ Carnívora/ Ursidae/ Ursus/ Ursus maritimus

borboleta-monarca Animalia/ Arthropoda/ Insecta/ Lepidóptera/ Nymphalidae/ Danaus/ Danaus plexippus

garça-branca Animália/ Chordata/ Aves/ Ciconiiformes/ Ardeidae/ Casmerodius/ Casmerodius alba

ipê-branco Plantae/ Magnoliophyta/ Magnoliopsida/ Lamiales/ Bignoniaceae/ Tabebuia/ Tabebuia alba

ser humano Animália/ Chordata/ Mammalia/ Primates/ Hominidae/ Homo/ Homo sapiens
bactéria causadora do botulismo Monera/ Firmicutes/ Clostridia/ Clostridiales/ Clostridiaceae/ Clostridium/ Clostridium botulinum

bactéria causadora do tétano Monera/ Firmicutes/ Clostridia/ Clostridiales/ Clostridiaceae/ Clostridium/ lostridium tetani

Plantae/ Magnoliophyta/ Liliopsida/ Zingiberales/ Musaceae/ Musa acuminata /Musa banana e Musa balbisiana

mosca-varejeira/Animália/ Arthropoda/ Insecta/ Díptera/ Cuterebridae/ Dermatobia Dermatobia hominis

pau-brasil/Plantae/ Magnoliophyta/ Magnoliopsida/ Fabales/ Caesalpiniaceae Caesalpinia / Caesalpinia echinata

1. Espera-se observem a presença de categorias como “subespécie”, “infra-ordem”, “domínio”.
2. A categoria “Filo” é utilizada apenas no reino Animalia. Nos outros, a categoria correspondente seria “Divisão”.
3. Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, em que o primeiro termo identifica o seu gênero e, o segundo, sua espécie. Entretanto, considera-se erro grave o uso do nome da espécie isoladamente, sem ser antecedido pelo nome do gênero. Portanto, o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero – que deve ser escrito com inicial maiúscula – e o restritivo específico – com inicial minúscula.
4. Espera-se que relacionem com “branco”.
5. Quando o nome do gênero é o mesmo, como no caso das bactérias Clostridium, podemos concluir que são organismos muito próximos.

Páginas 9 e10 - Leitura e Análise de Texto
1. A notícia relata uma nova proposta de organização dos seres vivos diferente da classificação lineana. Espera-se que identifiquem que os avanços no entendimento da Evolução Biológica reconstruíram os conhecimentos relacionados com a classificação biológica e uma síntese deles pode ser representada por uma árvore filogenética.
2. O objetivo é que os alunos conversem sobre o tema tratado no texto: nova ideia de classificar os seres vivos segundo suas relações de parentesco. Além das impressões sobre o texto, espera-se que os alunos esclareçam dúvidas sobre palavras e expressões desconhecidas. Um termo a ser destacado é filogenia, que tem origem grega e é utilizado para tratar as relações evolutivas entre os organismos, ou seja, as representações da história das relações de parentesco entre os organismos.

Páginas 10 e 11 - LIÇÃO DE CASA
1. O sobrenome do autor é português, mas o avô era mexicano e se chamava Padilla. O autor brinca, relacionando essa confusão genealógica com as mudanças propostas na classificação dos seres vivos, ou seja, com o novo sistema de denominar e classificar os seres vivos segundo sua relação de parentesco, sua “genealogia”.
2. Para ele, as características seriam: ordem, lógica e coerência interna.
3. Filogenia seria uma ideia de organizar os seres vivos de acordo com o grau de parentesco deles.
4. O nome da espécie é definido por um binômio de origem latina ou grega, cujo primeiro termo designa o gênero, um agrupamento mais amplo de organismos, e o segundo, o nome pessoal e intransferível de cada espécie. As espécies lineares são agrupadas em gêneros, depois em famílias, ordens, classes e reinos. Suas categorias ajudam a impor um pouco de critério científico, como o uso de semelhanças anatômicas.
5. Reduziu o número de nomes que eram utilizados antes e substituiu o uso de características utilitárias (por exemplo, doméstico ou selvagem e comestível ou venenoso) por características da forma e da anatomia do organismo.
6. Lineu apresentou ideias que organizaram a área. Suas ideias originais foram modificadas (rebocadas, pintadas e ampliadas) por outros pesquisadores, mas a
essência dessas ideias continua a mesma (o edifício lineano continua firme e de pé).
7. Lineu parecia acreditar que as espécies não estavam relacionadas entre si. Assim, seu sistema de classificação não permite visualizar as relações de parentesco entre os seres vivos. A proposta de Queiroz pretende incluir as relações de parentesco na classificação. ugestão!

Páginas 12 e 13
1. A espécie humana, já que ele utiliza o “somos” e diz o nome de vários grupos humanos.
2. Ele funde palavras de grupos culturais diferentes: egipciganos é egípcios e ciganos, tupinamboclos é tupinambás e caboclos, guaranisseis é guaranis e nisseis, e judárabes é judeus e árabes (estrofes 3, 4, 8 e 13).
3. Não, além da cor da pele, somos diferentes pelas tradições culturais e religiosas.
4. A tese é a de que não podemos classificar as pessoas por critérios culturais, religiosos e pela cor da pele. Ainda mais em um país como o Brasil, onde todos esses grupos apresentados na música estão “misturados”.
5. Resposta pessoal.

Páginas 13,14 e 15 - VOCÊ APRENDEU?
1. Classificar é agrupar, organizar segundo parâmetros pré-estabelecidos como referenciais.
2. Os trabalhos se assemelham, pois obedecem a normas e critérios.
3. Alternativa d.
4. Alternativa b.
5. a) Apenas um: Canis.
b) Canis familiaris, pois todos pertencem à mesma espécie.
6. Alternativa c.

Páginas 15 e 16 - Você é um bom pesquisador?
1. Vocês podem relacionar a ordem, a lógica e a coerência ao estabelecimento de critérios e normas para promover as atividades de classificação.
Espera-se que os alunos reflitam sobre o seu cotidiano.
2. Resposta pessoal.
Muitas atividades cotidianas envolvem essas características. Organizar listas de compras, estudar, participar de campeonatos e atividades esportivas, arrumar a casa, o armário etc.
3. Resposta pessoal.
Algumas respostas possíveis: ser curioso, persistente, paciente, capaz de propor problemas etc.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - A DEFINIÇÃO DE ESPÉCIE

Página 16
O objetivo desta questão é promover a reflexão sobre o conceito de espécie, com base em conhecimentos prévios dos alunos.

Página 17 - Começo de conversa
Espera-se que, neste momento, os alunos escolham uma definição de espécie. A definição mais utilizada é geralmente a encontrada na maioria dos livros didáticos, como a que segue: “Espécie é formada por grupos de populações naturais que se entrecruzam, mas que estão reprodutivamente isolados de outros grupos de populações”.

Páginas 17 e 18 - PESQUISA INDIVIDUAL
1. Ao perceber que todos os organismos descritos se reproduzem assexuadamente, o aluno pode questionar as definições que envolvem reprodução com descendência fértil.
2. Os organismos citados apresentam diferentes etapas do ciclo de vida. Nessas etapas, eles não guardam muitas semelhanças entre si. Antigamente, as diferentes fases de vida eram classificadas como espécies diferentes.
3. Os animais que apresentam enorme dimorfismo sexual poderiam ser classificados como sendo de diferentes espécies, de acordo com a definição “espécie é um conjunto de seres vivos que guardam grande semelhança entre si e com seus ancestrais”.
4. Trilobitas são animais fósseis, o que não nos permite analisar a sua reprodução. Já as raças de cães e gatos apresentam animais muito distintos, pertencentes a uma mesma espécie.
5. Apesar de pessoal, espera-se que os alunos identifiquem, em suas respostas, que todos os exemplos colocam os conceitos de espécie em xeque, demonstrando que não há um conceito que não tenha um problema.

Páginas 19, 20 e 21 - LIÇÃO DE CASA
1. Relacionar à segunda definição: “Espécie é um grupo de indivíduos que estão aptos a produzir descendência fértil”. De acordo com essa definição, não haveria possibilidade da mula produzir descendentes férteis. Desta forma, o ocorrido atrapalha essa definição.
2. Não, segundo a definição “Espécie é um grupo de indivíduos que estão aptos a produzir descendência fértil”.
3. Não, segundo a definição “Espécie é um grupo de indivíduos que estão aptos a produzir descendência fértil”.

Páginas 21 e 22 - VOCÊ APREND EU?
1. Alternativa b.
Cães de raças distintas são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis. Embora apresentem tamanhos diferentes que limitam certos cruzamentos, cruzamentos intermediários garantem o fluxo gênico.
2. Alternativa b.
3. Podem ocorrer duas situações: (1) as populações não apresentarem isolamento reprodutivo, neste caso, haverá reprodução e formação de descendentes férteis; (2) as populações já apresentarem isolamento reprodutivo, desta forma, não haverá formação de híbridos ou, se houver, estes serão estéreis. Só podemos considerar que houve especiação nesse último caso.
4. Raças de cães, pois apresentam muitas diferenças morfológicas e pertencem a uma
mesma espécie.
5. Não, pois a descendência do cruzamento entre eles não é fértil.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - TODOS OS REINOS DA NATUREZA

Página 23 - Começo de conversa
Refletir sobre o uso do quadro comparativo em suas respostas e relatar suas experiências pessoais.

Página 23 - PESQUISA EM GRUPO
Alguns conceitos possíveis para a confecção do glossário:
• unicelulares;
• pluricelulares;
• procariontes;
• eucariontes;
• autótrofos;
• heterótrofos.

Página 24 - LIÇÃO DE CASA
Algumas definições possíveis:
• unicelulares: organismos com uma célula.
• pluricelulares: organismos com mais de uma célula.
• procariontes: organismos que apresentam células sem núcleo organizado.
• eucariontes: possuem células com núcleo organizado.
• autótrofos: organismos que sintetizam matéria orgânica com a inorgânica.
• heterótrofos: organismos que conseguem matéria orgânica nutrindo-se de outros seres.

Páginas 24 e 25 - VOCÊ APRENDEU?
Comparando os Reinos
São formados por uma ou muitas células?
Reinos / Monera / Fungi / Pantae / Animalia
Unicelular/ unicelular/ unicelular ou pluricelular/ pluricelular/ pluricelular
Como são suas células?
Reinos / Monera / Fungi / Pantae / Animália
Procariontes/ eucariontes/ eucariontes, com parede celular de quitina/ eucariontes, com
parede celular de celulose/ eucariontes
Como é obtida a energia?
Reinos / Monera / Fungi / Pantae / Animália
autótrofos ou heterótrofos (fotossíntese, fermentação e respiração celular)/ autótrofos ou heterótrofos (fotossíntese, fermentação e respiração celular)/ heterótrofos (fermentação respiração celular)/ autótrofos (fotossíntese e respiração celular)/ heterótrofos (fermentação e respiração celular)
Qual é a importância ecológica desse grupo?
Monera - base de cadeias alimentares, decompositores, parasitas, etc.
Fungi - base de cadeias alimentares, parasitas, etc.
Pantae - decompositores, parasitas, etc.
Animália - base de cadeias alimentares, parasitas, controle de populações de outras espécies, etc.
Quais são os exemplos desse reino?
Monera - bactérias como as causadoras do tétano e do cólera ameba, euglena, paramécio, etc.
Fungi - champignon, levedura, etc.
Pantae – árvores (por exemplo, ipê e pau-brasil), musgos, etc.
Animália - cão, mosca, minhoca, peixe, etc.
* Os organismos que não se encaixam nos animais, fungos e plantas são encaixados no reino Protista. A maioria é unicelular, entretanto, existem protistas multicelulares como algas cianófitas, feófitas e rodófitas.

Páginas 27 e 28 - VOCÊ APRENDEU?
1. Organismo
Bactéria X X X X
Paramécio X X X
Anêmona X X X
Cogumelo X X X
Briófita X X X
2. Alternativa c.
3. Alternativa c.
4. De acordo com o sistema de cinco reinos, proposto por Whitaker em 1969, os fungos pertencem ao reino Fungi e os vegetais ao reino Plantae. Fungos e plantas se assemelham, pois ambos possuem células com parede celular e boa parte deles é fixa (suas micorrizas são muito confundidas com raízes). Mas por não sintetizarem clorofila, fungos são heterotróficos, ao passo que as plantas são autotróficas.
Diferentemente das plantas, fungos também não armazenam amido como substância de reserva e, em sua maioria, apresentam quitina, em vez de celulose, na parede celular.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - ÁRVORE DA VIDA

Página 30 - Começo de conversa
1. Resposta pessoal.
Espera-se que relacionem, em suas respostas, os ramos das “Árvores da vida” observadas aos galhos que representam as relações evolutivas entre os seres vivos.
2. Grupos de seres vivos relacionados.
3. O tempo pode estar relacionado na vertical, identificado pelo tamanho dos ramos.
4. Espera-se que relacionem a proximidade entre os grupos à ancestralidade comum, ao parentesco entre eles.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

ÁRVORE DA VIDA

Página 30 - Começo de conversa
1. Resposta pessoal.
Espera-se que relacionem, em suas respostas, os ramos das “Árvores da vida” observadas aos galhos que representam as relações evolutivas entre os seres vivos.
2. Grupos de seres vivos relacionados.
3. O tempo pode estar relacionado na vertical, identificado pelo tamanho dos ramos.
4. Espera-se que relacionem a proximidade entre os grupos à ancestralidade comum, ao parentesco entre eles.

Páginas 31 e 32 - Trabalho em dupla
Embrião fica retido no gametângio (estrutura produtora de gametas)?
Briófitas – Sim
Pteridófitas - Sim
Gimnospermas - Sim
Angiospermas – Sim

Possui vasos condutores de siva?
Briófitas - Não
Pteridófitas - Sim
Gimnospermas - Sim
Angiospermas – Sim

Forma sementes?
Briófitas - Não
Pteridófitas - Não
Gimnospermas - Sim
Angiospermas – Sim

Forma flores e frutos?
Briófitas - Não
Pteridófitas - Não
Gimnospermas - Não
Angiospermas – Sim

1. Espera-se que identifiquem que os grupos mais próximos entre si são os que apresentam maior número de características comuns.
2. A presença de vasos condutores aconteceu antes da formação dos frutos.
3. Correção em sala de aula – desenho.
4. Espera-se que os alunos localizem:
a) antes do ramo Briófitas: embrião protegido;
b) entre os ramos Briófitas e Pteridófitas: presença de vasos condutores de seiva;
c) entre os ramos Pteridófitas e Gimnospermas: formação de sementes;
d) entre os ramos Gimnospermas e Angiospermas: formação de frutos.

Páginas 32 e 33 - LIÇÃO DE CASA
Espera-se que vocês tenham entendido que o Sistema de Classificação de Lineu não considera a relações de parentesco entre os organismos, pois os quatro exemplos estão em quatro divisões diferentes. Dessa forma, parece que apresentam um grau de semelhança homogêneo, em que as angiospermas são tão parecidas com as gimnospermas quanto com as briófitas. No entanto, pela análise da árvore filogenética, vimos que isso não é verdadeiro.

Páginas 33, 34 e 35 - Desafio
1. Resposta pessoal
2. Resposta pessoal
Espera-se que identifiquem as características dos piteronáculos e organizem uma tabela comparativa entre eles. Depois, construam as árvores filogenéticas agrupando-os segundo os critérios escolhidos.
3. a) Provavelmente não. Depende das características escolhidas pelas duplas.
b) Os pesquisadores tendem a reunir os dados dos diferentes grupos de cientistas para construir uma única árvore filogenética.
c) Os critérios são definidos em congressos e simpósios de biólogos.
4. Resposta pessoal.
Aproveite para identificar a escolha da maioria.

Páginas 36 e 37 - LIÇÃO DE CASA
1. Apresentam mais semelhanças com morcegos.
2. O peixe-boi é mais próximo do elefante.
3. O porco apresenta mais ancestrais comuns com o golfinho do que com uma anta.
4. Resposta pessoal.
Os avanços no entendimento da evolução biológica reconstruíram os conhecimentos sobre classificação biológica e uma síntese deles pode ser representada por uma árvore filogenética, um conteúdo recente do currículo de Biologia no Ensino Médio.

Página 37 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa c.

Página 38 - Leitura e Análise de Texto
1. Homo sapiens e Homo neanderthalensis.
2. Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia, Ordem Primates, Família Hominidae, Gênero Homo.
3. Por serem espécies diferentes, mas que podem se reproduzir e gerar descendentes férteis.
4. Palavra derivada do grego morphe que significa forma. Morfologia significa estudo da forma, estrutura.
5. O quadro deve ser semelhante ao construído na seção Você Aprendeu da Situação de
Aprendizagem 3.
6. Um sistema de classificação é apenas uma proposta, pois pode ser modificado ao
longo do tempo de acordo com as necessidades.
7.
8. Não, pois as algas são mais próximas do reino Plantae.
9. Algumas características possíveis:
• pluricelulares (após o ramo Protozoários);
• presença de clorofila ou autótrofos (no ramo Algas e Plantae);
• heterótrofos (no ramo Animalia e Funghi);
• parede celular de quitina (no ramo Fungi).