terça-feira, 16 de junho de 2009

Caderno do Aluno - Correção dos Exercícios - 2ª séries - Ref. 1º Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - A ORGANIZAÇÃO DA VIDA

Página 3 - Começo de conversa

Espera-se que relacionem, em suas respostas, o ciclo de vida como uma dessas
características.

1. Resposta pessoal.
2. Resposta pessoal.
3. Resposta pessoal.
Uma probabilidade é que os alunos utilizem como critério: ciclo de vida, reprodução,
crescimento, existência de células.

4. Formado por células
ser humano
peixe
árvore
cavalo
cachorro
ave

Não formarmado por células
cadeira
rocha
nuvem
cerca
carro
prédio

5. Resposta pessoal.
Espera-se que concluam que todos são ou foram formas vivas.

Páginas 4 e 5 - PESQUISA INDIVIDUAL

Construindo o conceito de célula
Espera-se que reconheçam algumas estruturas recorrentes, como membrana e citoplasma, ou que apontem, em função das imagens selecionadas, estruturas, como núcleo, retículo endoplasmático, mitocôndrias, peroxissomos e complexo golgiense.

Estruturas comuns às células

• Citoplasma, membrana, material genético, ribossomos e citossol.
a) tamanho: as células possuem dimensões microscópicas, porém o tamanho é variável
quando se comparam diferentes tipos celulares.

b) estruturas presentes: todas as células apresentam membrana celular, citoplasma e
ribossomos. As células eucarióticas apresentam, além dessas estruturas, núcleo
organizado e uma série de outros compartimentos internos, como mitocôndrias,
retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos.

c) formato: apesar da enorme diversidade de formatos celulares, as células são
estruturas tridimensionais.

Páginas 8 e 9 - LIÇÃO DE CASA

1. Resposta pessoal.
2. Espera-se que consigam relacionar diferentes células a diferentes funções e diferentes estruturas, tecidos. Outro aspecto que pode ser levantado diz respeito à diversidade biológica e à evolução.

3. a) Células A e B são eucarióticas. Célula C é procariótica.
b) Célula C: reino Monera. Não apresenta núcleo organizado.
Célula A: reino Animalia. Célula eucariótica heterotrófica, não produz seu próprio alimento.
Célula B: reino Plantae. Célula eucariótica autotrófica, produz o próprio alimento (cloroplasto).

Comparando células

1. Espera-se que sejam capazes de redigir uma definição para o conceito de célula.
2. Resposta pessoal.

Páginas 10 e 11 - Leitura e Análise de Texto

1. Célula B.
2. Célula C.
3. Organelas celulares. Compartimentos delimitados por membrana que executam diferentes funções metabólicas na célula.
4. Retículo endoplasmático; lisossomos; peroxissomos; cloroplastos; mitocôndrias; complexo golgiense.

Páginas 11 e 12 - Comparando células e cidades

1. a) retículo endoplasmático: síntese de moléculas orgânicas, proteínas, lipídios, glicoproteínas, entre outras. Constituído de canais por onde circulam proteínas e outras substâncias.
b) complexo golgiense: empacotamento e distribuição de substâncias para diferentes locais no interior da célula e para exportação.
c) mitocôndrias: respiração celular. Síntese de ATP.
d) cloroplastos: fotossíntese e produção de glicose a partir de gás carbônico e água.
e) lisossomos: digestão intracelular e reciclagem de estruturas celulares.

2. a) retículo endoplasmático: o retículo endoplasmático assemelha-se a ruas e avenidas, porque por ele circulam proteínas e lipídeos, importantes para diversas funções celulares.
b) complexo golgiense: o complexo golgiense assemelha-se a um armazém ou silo, porque processa, embala e estoca proteínas que serão enviadas para certas regiões da célula ou para fora dela.
c) mitocôndrias: as mitocôndrias são a central energética porque nelas acontece a produção de ATP, molécula que será empregada em diversos processos celulares.
d) cloroplasto: o cloroplasto é comparável a uma casa com aquecimento solar, porque retira do Sol (ou da luz) a energia e a transforma em açúcares que, posteriormente, serão oxidados para a geração de energia e calor.
e) lisossomos: os lisossomos são comparados a restaurantes e lanchonetes, porque neles acontece o processo de digestão celular.

Páginas 12, 13 e 14 - De célula a tecido

1. Resposta pessoal.
Espera-se que os alunos façam referência a tecidos de roupa, e que outros mencionem o
tecido dos seres vivos.
2. Tecidos são constituídos de células com estruturas semelhantes e que desempenham
funções semelhantes.
3. A, B e D.
4. É imprescindível que estabeleçam a seguinte relação: células formam tecidos, que formam órgãos, que compõem os sistemas do corpo humano (respiratório, circulatório, nervoso etc.).

Página 15 - LIÇÃO DE CASA

Espera-se que estabeleçam uma correlação entre a presença de tecidos diferenciados nos organismos multicelulares e as diferentes formas de organização do corpo desses organismos. Um organismo pluricelular pode ter várias vantagens em relação aos unicelulares: maior resistência, capacidade de adaptação a diferentes ambientes e aumento do tamanho (o que pode ser útil tanto para um predador, como para uma presa). A ocupação do ambiente terrestre só foi possível com o surgimento dos seres pluricelulares.

Páginas 15, 16, 17 e 18 - VOCÊ APRENDEU?

1. Alternativa d.
2. a) As mitocôndrias apresentam, em seu interior, enzimas responsáveis pela respiração celular. Os seres vivos com mitocôndrias apresentam, portanto, a capacidade de respirar, o que pode representar uma enorme vantagem, se há oxigênio disponível no ambiente. Por outro lado, as células hospedeiras oferecem nutrição e proteção às mitocôndrias.
b) Sendo a sede da fotossíntese, ou seja, o local da célula onde ocorre a fotossíntese, os cloroplastos proporcionam ao ambiente o O2, que é consumido por todos os organismos que realizam a respiração.
3. Alternativa e.
4.
(1) DNA
(2) RNA
(3) Mitocôndria
(4) Ribossomo
(5) Cloroplasto
(6) Complexo golgiense
(7) Vesícula secretora
(8) Membrana plasmática
5. No modelo de uma célula eucariótica, deve estar presente o núcleo delimitado por membrana, enquanto na célula procariótica não. Os modelos empregados podem ser os mais variados possíveis, mas essas características devem estar presentes. Pode ser que os alunos queiram representar as estruturas presentes dentro do núcleo. É importante lembrar que no núcleo das células eucarióticas há cromossomos que geralmente são representados na forma duplicada (com aspecto de “X”). Já nas células procarióticas, o material genético é diferente. Geralmente, o “cromossomo” dessas células está na forma circular e é uma estrutura única.

6.
Célula procariótica Célula eucariótica
Membrana plasmática + +
Material genético + +
DNA + +
Citoplasma + +
Complexo golgiense - +
Mitocôndrias - +
Retículo endoplasmático - +

7. • Ser humano, água-viva, baleia, rato, laranja, laranjeira, semente da laranja, lesma e besouro: pluricelulares.
• Ameba e bactéria: unicelulares.
• Granito e diamante: não possuem células.
8. Alternativa a.
9. Alternativa b.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - BIOMEMBRANAS E SUAS FUNÇÕES

Página 21 - Começo de conversa

1. Espera-se que utilizem, em suas respostas, informações e conceitos relacionados à solubilidade das substâncias, e que possam, minimamente, estabelecer relações entre substâncias solúveis ou não solúveis em água.
2. Espera-se que estabeleçam uma relação de afinidade entre os materiais que entram
nas células e seus “porteiros”.
3. Espera-se que percebam que há espaços na membrana e que certas substâncias, por
causa de seu reduzido tamanho e propriedades químicas, conseguem passar por estes
espaços.

Páginas 21 e 22 - Funções e características das membranas

1. A permeabilidade da membrana. As questões estão relacionadas ao papel da membrana em relação à entrada e à saída de substâncias da célula. Elas caracterizam a permeabilidade seletiva da membrana em relação aos diferentes compostos citados.
2. Permeabilidade é a capacidade da membrana de selecionar criteriosamente o que deve entrar ou sair dela.

Páginas 22 e 23 - Leitura e Análise de Texto

1. As setas representam o fluxo de água que passa através da membrana.
2. A membrana não regula diretamente a quantidade de água que entra e sai da célula, mas por meio da diferença de concentração entre o meio interno e externo da célula é possível fazer esse controle.
3. A célula poderá se romper.
4. Osmose é um fenômeno de difusão, no qual duas soluções de concentrações diferentes estão separadas por uma membrana que é permeável ao solvente (parte líquida da solução) e praticamente impermeável ao soluto (parte sólida da solução).
Há, então, passagem do solvente da solução de menor concentração (solução hipotônica) para a solução de maior concentração (solução hipertônica).
5. Espera-se que relacionem, em suas respostas, o título com a permeabilidade da membrana. Quanto à importância de um envoltório para a célula, espera-se que os alunos relacionem características, como: permeabilidade, delimitação do espaço, proteção etc.

Páginas 24, 25 e 26 - Leitura e Análise de Texto

1. Porque a membrana isolou o ambiente celular do seu entorno, possibilitando o estabelecimento de um meio (interior da célula) quimicamente diferenciado de seu entorno. Com isso, transformações químicas características dos seres vivos puderam ocorrer.
2.
(2) Permeável
(3) Envoltório
(4) Seletiva
(5) Lipoprotéica
(6) Receptora
3. Espera-se que enfatizem, em seus textos, as diferentes funções e características da membrana necessária ao desenvolvimento da vida.

Páginas 26 e 27 - VOCÊ APRENDEU?

1. Alternativa b.
2. Alternativa e.
3. Alternativa c.
4. a) Paramécios são protistas de água doce que possuem vacúolos pulsáteis. Por meio
dessas estruturas, podem eliminar o excesso de água que adquirem do meio, por osmose, mantendo seu volume inalterado.
b) A estrutura presente nas células da raiz de cebola, que evitou sua ruptura, quando estavam túrgidas, é a membrana celulósica. O tubo que contém hemácias fica avermelhado porque, após o rompimento, essas células liberam seu conteúdo constituído por hemoglobina, pigmento de cor vermelha.
5. Durante a alimentação desse ser unicelular, a membrana engloba o alimento, permitindo que ele seja coletado, ingerido e digerido pela célula.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
METABOLISMO CELULAR: RESPIRAÇÃO E FOTOSSÍNTESE


Página 28 - Começo de conversa
O objetivo de tal questionamento está no fato de haver um entendimento popular de que não se deve colocar plantas no ambiente onde pessoas estão dormindo, porque poderia causar problemas, uma vez que, sem luz, as plantas consumiriam gás oxigênio do ambiente.

Páginas 28 e 29 - Definindo fotossíntese

1. Nesse momento, espera-se uma resposta simples, como: “Fotossíntese é um processo que ocorre nas plantas e depende da luz solar”.
2. a) A planta e o rato morriam porque não podiam respirar.
b) A planta recuperava o ar irrespirável, tornando-o respirável. De alguma maneira, a planta fornecia a substância necessária para a sua respiração e a do rato.
c) Resposta pessoal.
d) Espera-se que a reflexão a este questionamento permita, a princípio, que a crença não tem sentido, uma vez que as plantas podem renovar o ar do ambiente.
e) Reconhecer que, além do ar, a luz é outro elemento indispensável.
As conclusões podem diferir em alguns aspectos, mas a ideia geral deve conter: “A planta
recuperava o ar irrespirável, tornando-o respirável. De alguma maneira, a planta fornecia a
substância necessária para a sua respiração e a do rato”.

Páginas 30 e 31 – PESQUISA INDIVIDUAL

1. Gás oxigênio – O2
2. Gás carbônico – CO2
3. Na ausência de luz e em um ambiente completamente fechado, o camundongo e a planta morrem, pois não ocorre fotossíntese sem luz e, com isso, não se produz gás oxigênio, essencial para a sobrevivência dos dois.
4. a) Os símbolos representam substâncias químicas envolvidas no processo de fotossíntese.
b) As setas indicam a direção da reação, quais substâncias são reagentes e quais são produtos da reação.
5. Nos textos sobre o processo da fotossíntese, espera-se que conste:
• A fotossíntese é um processo químico.
• A fotossíntese envolve a transformação de substâncias químicas mais simples em
outras mais complexas.
• A fotossíntese é dependente de energia luminosa.
• Os reagentes são água e gás carbônico (dióxido de carbono).
• Os produtos são glicose e gás oxigênio.
• O gás oxigênio pode ser considerado um subproduto porque é eliminado da planta.
• A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e na presença da clorofila.

Página 31 - LIÇÃO DE CASA

Local na planta onde ocorrem os processos:
Fotossíntese / Principalmente nas células das folhas que contêm os cloroplastos e a clorofila.
Respiração / Em todas as células.

Produtos:
Fotossíntese / Glicose, gás oxigênio e água.
Respiração / Gás carbônico e água.

Equação simplificada:
Fotossíntese / 6 CO2 + 12 H2O luz e clorofila C6 H12 O6 + 6 O2 + 6 H2O
Respiração / C6 H12 O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O + energia

O adubo fornece nutrientes necessários ao funcionamento da planta. Com a fotossíntese, a planta sintetiza compostos orgânicos que, além de uma função estrutural, converte energia luminosa em energia química que fica armazenada nos compostos orgânicos. É essa energia química armazenada que possibilita o funcionamento das células e, portanto, da planta.

Páginas 32, 33 e 34 - VOCÊ APRENDEU?

1. Alternativa b.
2. Alternativa d.
3. Alternativa b.
4. A afirmação está equivocada, pois as algas microscópicas também produzem gás
oxigênio por meio da fotossíntese. A área que elas ocupam no planeta é bem maior
que a ocupada por florestas como a Amazônia.
5. Para se deslocar até o óvulo, essa célula gasta muita energia. A organela que permite
isso é a mitocôndria.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
NÚCLEO CELULAR

Página 35 - Começo de conversa

1. Dolly foi o primeiro clone de mamíferos feito com células adultas.
2. Espera-se que os alunos possam, nesse momento, relacionar a clonagem à manipulação de células.

Página 35 - PESQUISA INDIVIDUAL

1. Para visualizar a presença das características diferentes e atestar a eficiência ou não do processo.
2. Porque o núcleo celular utilizado na transferência nuclear que formou a primeira célula do embrião confere as características que se manifestam no indivíduo adulto.
3. Espera-se que reconheçam, neste momento, a importância do núcleo para a manifestação das características. Espera-se, também, que concluam que alguma coisa no núcleo é responsável pelas características físicas da ovelha. O que haveria dentro do núcleo? É provável que os alunos mencionem: genes, DNA ou material genético.

Espera-se que, em suas pesquisas, os alunos relacionem:
• As três ovelhas necessárias ao procedimento: uma doadora de óvulo, uma doadora de núcleo
celular e uma mãe que recebeu e gestou o clone.
• O processo de transferência nuclear.
• A célula que, ao receber o núcleo, passou a se comportar como célula embrionária.
Um dado importante, que pode auxiliar discussões futuras e que diz respeito ao procedimento, é que foram realizadas cerca de 270 transferências nucleares pelo grupo de pesquisadores responsáveis, no entanto, apenas uma funcionou, gerando a Dolly. Isso mostra o caráter experimental do processo.

Páginas 36, 37 e 38 - Divisão celular e a manutenção da vida

1. Parariam de crescer, de regenerar-se e morreriam.
2. As células originaram-se de um processo contínuo de divisão celular. Uma célula origina duas, que originam quatro, que originam oito e assim sucessivamente.
Espera-se que a resposta contenha alguma indicação de um processo de reprodução das células originando novas células.
3. 4. e 5.
Nestas questões, espera-se que estabeleçam uma correlação entre o processo de reprodução das células (mitose) com a regeneração de tecidos e com o crescimento dos órgãos e tecidos.

6. É indispensável que os textos estabeleçam uma relação sequencial do processo:
• há um período no qual a célula apresenta grande crescimento;
• há uma etapa em que o material genético é duplicado;
• há uma etapa em que o material genético sofre condensação, formando os cromossomos. Nessa etapa, a membrana nuclear se fragmenta;
• em outra etapa, os cromossomos alinham-se na região central da célula;
• em seguida, as duas cópias de cada cromossomo separam-se para polos opostos da célula, onde ocorre a reorganização de dois núcleos, um em cada polo da célula;
• finalmente, a porção citoplasmática divide-se em duas, cada qual contendo um núcleo.
Espera-se que, ao escrever suas expectativas em relação ao texto “Dividir para crescer”, os
alunos:
• relacionem o processo de reprodução celular com a ideia de divisão celular;
• relacionem o processo de crescimento com o aumento do número de células.

Páginas 38, 39 e 40 - Leitura e Análise de Texto

1. Resposta pessoal.
2. As células.
3. Todo ser vivo descende de outro ser vivo, toda célula descende de outra célula.
4. O crescimento desregulado das células pode ocasionar um acúmulo de células com metabolismos e funções alteradas, que podem gerar um câncer.

Páginas 40, 41 - LIÇÃO DE CASA
1. Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre mitose e crescimento de órgãos e tecidos;
• estabeleçam uma relação entre regeneração e substituição de tecidos com a mitose;
• reconheçam a mitose como um mecanismo de reprodução celular e que em alguns casos, como em microrganismos como os protistas, a mitose representa uma das estratégias de reprodução.
2. Correção em sala.

Páginas 41 e 42 - Ciclo celular e câncer
1. Tiraria uma cópia.
2. Espera-se que os alunos relacionem esta situação à ideia de que a informação genética deve ser replicada (duplicada) para que possa ser passada adiante.
3. Espera-se que os alunos relacionem que:
• o núcleo é o responsável pelo controle das funções celulares;
• o núcleo possui dupla membrana;
• o núcleo concentra quase a totalidade do material genético;
• durante o ciclo celular, para que uma célula se divida em duas, é necessário que o núcleo duplique-se com toda a informação genética.

Página 42 - Construindo um cromossomo
a) O lápis: esqueleto proteico do cromossomo.
b) O barbante: DNA, material genético.
c) As regiões pintadas com hidrocolor: genes, regiões do DNA que contém informações genéticas.
Espera-se que:
• estabeleçam uma relação entre cromossomo, DNA e genes;
• relacionem a diferença entre DNA e cromossomo a diferentes níveis de organização do
material genético.

Página 43 - Desafio
1. O título refere-se ao material genético que deve ser multiplicado (replicado) para depois dividir-se entre as células-filhas. Os cromossomos se multiplicam, ou seja, dão origem a uma cópia deles mesmos para que possam, então, ser divididos entre as células-filhas.
2. Espera-se que os alunos, ao descreverem um processo de divisão celular, relacionem as seguintes etapas:
• está descompactado;
• duplica-se ainda descompactado;
• sofre compactação e as duas cópias permanecem unidas pelo centrômero;
• alinham-se na região equatorial da célula;
• as duas cópias se separam para polos diferentes;
• ocorre descompactação dos cromossomos.
Detalhe, com os rolinhos de papel (ou outro material qualquer que estiver usando), o comportamento dos cromossomos na etapa indicada por um ponto de interrogação.

Páginas 44 e 45 - LIÇÃO DE CASA
1. Espera-se queconsiderem:
• a mitose;
• o descontrole do processo;
• a alteração nas informações genética.
2. Alternativa e.

Páginas 46 e 47 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa d.
2. Alternativa c.
3. Duas células com dois cromossomos cada. Elas serão idênticas entre si. 4. Radiações nucleares podem danificar o material genético (DNA), causando diferentes anomalias celulares, dentre as quais o câncer. Nessa situação, a célula se multiplica descontroladamente.